Educação Infantil: tecendo considerações sobre o planejamento pedagógico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.8057

Palabras clave:

Planejamento Pedagógico,, Educação Infantil, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumen

Este artigo destaca a importância do planejamento pedagógico para a Educação Infantil à luz dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. Sendo a Educação Infantil, parte integrante da educação escolar, é responsável pela transmissão planejada dos conhecimentos historicamente sistematizados. Para tanto, a aprendizagem implica em um ensino organizado e sistematizado com práticas fundamentadas na teoria e mediante a intencionalidade do professor, fornecendo às crianças pequenas subsídios para a socialização do patrimônio cultural da humanidade. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica com base nos fundamentos da teoria pedagógica histórico-crítica e do método dialético.

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Biografía del autor/a

Rosane Faganello Zanon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu - UNIGUAÇU. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Pós-Graduação da UNIGUAÇU - Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu. Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade São Brás. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Julia Malanchen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Pós-doutorado em Educação e Currículo no Institute of Education University College London em Londres no Reino Unido. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Cascavel, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na linha de Educação, História e Política. Professora Adjunta no Centro de Educação, Letras e Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Ensino na UNIOESTE/Campus de Foz do Iguaçu. Membro do grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação da UNESP/ Araraquara e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil, GT da Região Oeste do Paraná, HISTEDOPR na Unioeste.

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Publicado

2022-03-09

Cómo citar

ZANON, R. F.; MALANCHEN, J. Educação Infantil: tecendo considerações sobre o planejamento pedagógico. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.8057. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/8057. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Fluxo Contínuo