Pedagogia Histórico-Crítica e Teoria Desenvolvimental
aproximações e contrapontos
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.10731Palavras-chave:
Davídov, Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino DesenvolvimentalResumo
Este trabalho resulta de análise sobre aproximações e contrapontos de aspectos teórico-metodológicos entre as teorias Histórico-Crítica e Desenvolvimental, no contexto da Educação. Problematizam-se as possibilidades de inter-relação entre os modos de organização do Ensino e as duas teorias, que compartilham o referencial filosófico do materialismo histórico-dialético. Realiza-se estudo bibliográfico objetivando salientar os encontros filosóficos de ambas teorias, desde Davídov (1982, 1987, 1988, 1999), Saviani (2008, 2021), Ilyénkov (2007), entre outros. Indica-se profícua aproximação entre as teorias, vislumbrando diálogos na organização do Ensino a partir da atividade de estudo, proposta pela Teoria do Ensino Desenvolvimental.
Métricas
Referências
DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Habana: Pueblo y Educación, 1982.
DAVÍDOV, V. V.; MÁRKOVA, A. El desarrollo del pensamiento en la edad escolar. In: SHUARE, M. La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Moscú: Progreso, 1987. p. 173-193.
DAVÍDOV, V. V. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psíquico. Habana: Progresso, 1988.
DAVÍDOV, V. V. O que é a atividade de estudo. Revista Escola Inicial, n. 7, 1999.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.
GIARDINETTO, J. R. B. Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Matemática: fundamentos teóricos e incursões pedagógicas. Jundiaí: Paco, 2021.
ILYÉNKOV. É. V. Our schools must teach how to think. Journal of Russian and East European Psychology, v. 45, n. jul./aug. 2007, p. 9-49.
LEONTIEV, A. N. O Desenvolvimento do Psiquismo. Lisboa. Livros Horizontes. 1978.
LEONTIEV, A. N. Actividade e consciência. In: VILHENA, V. M. (Org.). Práxis: a categoria materialista de prática social. São Paulo: Horizontes, 1980. p. 04-77.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Três aportes teóricos para a teoria histórico-cultural e suas contribuições para a didática. In: V Congresso brasileiro de História da Educação. Goiânia: Vieira, UCG, 2006, p.1-10.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: Edufu, 2013. p. 315-350.
LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (Orgs.) Ensino Desenvolvimental: Antologia. Livro I. Uberlândia: Edufu, 2017.
MAINARDES, J.; PINTO, A. Publicações brasileiras na perspectiva vigotskyana. Educação & Sociedade, [s. l], n. 71, p. 255-269, 2000.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
PANOSSIAN, et al. Relações entre o movimento histórico e lógico de um conceito, desenvolvimento do pensamento teórico e conteúdo escolar. In: MOURA, M. O. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017. p. 101-124.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. 44. ed. Campinas: Autores Associados, 2021.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos do GPOSSHE On-line
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.