Mostra Artística Virtual: reinventando os círculos populares de cultura no IV Legado Freireano
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7480Palabras clave:
Círculos de Cultura, Mostra Artística Virtual, Pedagogia FreireanaResumen
O objetivo deste artigo foi descrever a experiência de construção da Mostra Artística Virtual, programação decorrente do IV Legado Freireano. O trabalho apresenta elementos de análise que identificam traços da reinvenção dos Círculos de Cultura Popular de Paulo Freire. Os autores participaram da organização e coordenação dos Círculos de Cultura como mediadores e participantes com apresentação de trabalho. Além dos registros das ações desenvolvidas, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, tendo, como base, Freire (2020; 2019), Brandão e Fagundes (2016). A análise da experiência permite revelar nítidas aproximações do processo vivenciado com a Pedagogia Freireana, tendo como propósito comum a busca pela construção de uma educação crítica e libertadora.
Métricas
Citas
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; FAGUNDES, Mauricio Cesar Vitoria. Cultura Popular e educação popular: expressões da proposta Freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 89-106, jul/set, 2016.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 12. Ed. Rio de janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 42. Ed. Rio de janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 65. Ed. Rio de janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 74. Ed. Rio de janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.