Mostra Artística Virtual: reinventando os círculos populares de cultura no IV Legado Freireano

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7480

Keywords:

Círculos de Cultura, Mostra Artística Virtual, Pedagogia Freireana

Abstract

O objetivo deste artigo foi descrever a experiência de construção da Mostra Artística Virtual, programação decorrente do IV Legado Freireano. O trabalho apresenta elementos de análise que identificam traços da reinvenção dos Círculos de Cultura Popular de Paulo Freire. Os autores participaram da organização e coordenação dos Círculos de Cultura como mediadores e participantes com apresentação de trabalho. Além dos registros das ações desenvolvidas, recorreu-se a uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, tendo, como base, Freire (2020; 2019), Brandão e Fagundes (2016). A análise da experiência permite revelar nítidas aproximações do processo vivenciado com a Pedagogia Freireana, tendo como propósito comum a busca pela construção de uma educação crítica e libertadora.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; FAGUNDES, Mauricio Cesar Vitoria. Cultura Popular e educação popular: expressões da proposta Freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 89-106, jul/set, 2016.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 12. Ed. Rio de janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 42. Ed. Rio de janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 65. Ed. Rio de janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 74. Ed. Rio de janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2020.

Published

2021-12-26

How to Cite

FREITAS OLIVEIRA, T.; MARGARETE SAMPAIO DE CARVALHO BRAGA, M.; DA SILVA SOUZA, D. Mostra Artística Virtual: reinventando os círculos populares de cultura no IV Legado Freireano. GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7480. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7480. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia

Most read articles by the same author(s)