Opressão de Israel e Resistência Palestina nos TPO (1970 A 1980)

Autores

  • Fábio Bacila Sahd

Palavras-chave:

Palestina, Israel, Apartheid, Resistência anticolonial

Resumo

Analisa-se a relatoria do CEIPI, enfatizando as passagens atinentes à opressão israelense e à resistência palestina, do começo dessa relatoria até 1980. Avalia-se a significância dessa luta e em que medida auxilia a compreender a Primeira Intifada. As principais passagens são resumidas e contrapostas a outros relatórios sobre a questão e à parte da bibliografia, verificando-se sua relevância e contribuição para uma compreensão da situação.

Biografia do Autor

Fábio Bacila Sahd

Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (2007). Especialista em história pela Faculdade Bagozzi (2009) . Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Doutor pelo programa interdisciplinar "Humanidades, direitos e outras legitimidades", da Universidade de São Paulo (USP). Autor de textos sobre identidade, violência, política e direitos humanos e internacionais no Oriente Médio, destacando-se os livros "Oriente médio desmistificado: fundamentalismo, terrorismo e barbárie" e "Sionismo, modernidade e barbárie: vida e morte na Faixa de Gaza". Professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal

Downloads

Publicado

29-08-2023

Como Citar

SAHD, F. B. Opressão de Israel e Resistência Palestina nos TPO (1970 A 1980). Tensões Mundiais, [S. l.], v. 19, n. 40, p. 91–116, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/8575. Acesso em: 29 abr. 2024.