Humanitarismo como ativismo político militar brasileiro

Autores

Palavras-chave:

Humanitarismo, Migração Venezuelana, Ativismo Político Militar

Resumo

Este trabalho procura  analisar de que maneira a atuação das Forças Armadas frente à migração  venezuelana se configura como parte do histórico ativismo político
militar brasileiro. Para isso, realizouse   levantamento do debate sobre os limites da atual área de atuação militar e o Setor de Segurança; a análise das ações militares
contemporâneas no ordenamento interno brasileiro; e a caracterização dos principais aspectos da Operação Acolhida instrumentalizados pelo ativismo político militar.

Biografia do Autor

Denise Marini Pereira, Universidade Federal Fluminense/ Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos

Doutoranda em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança pela Universidade Federal Fluminense (PPGEST/UFF). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora no Laboratório de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LADIR/UFRJ). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP).

Mariana Da Gama Janot, Universidade Estadual Paulista/ Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

Doutoranda em Relações Internacionais (PPG/San Tiago Dantas). Mestra em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (PPGEST/UFF). Pesquisadora do GEDES (UNESP) e LASIntec (UNIFESP). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Adriano Freixo, Universidade Federal Fluminense/ Instituto de Estudos Estratégicos

Professor do departamento de Estudos estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF). Coordenador do Laboratório de Estudos sobre a Política Externa Brasileira (LEPEB/UFF) e integrante do grupo de pesquisa Mídia e Opinião Pública nas Relações Internacionais (MOPRI-UEPB). Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em História Política pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).  

Downloads

Publicado

24-08-2022

Como Citar

MARINI PEREIRA, D.; DA GAMA JANOT, M.; FREIXO, A. . Humanitarismo como ativismo político militar brasileiro. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 81–106, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/8046. Acesso em: 26 abr. 2024.