Relato de vivências no Pibid

aproximações com a construção docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3748

Palavras-chave:

Formação docente, PIBID, Inserção profissional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência como bolsista de iniciação à docência (ID) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) entre os anos 2014 e 2015 no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e refletir sobre as influências do Programa na atuação docente nos dias atuais. Foi utilizada abordagem qualitativa e realizada pesquisa documental tendo como fonte de dados documentos legais referentes ao Programa, relatórios das atividades anuais e diários de campo. Foram apontados como resultados que o Programa atua na formação docente inicial relacionando teoria e prática, na inserção dos graduandos no lócus profissional estreitando os laços e reflexões sobre a profissão docente que repercutem nas ações docentes atuais.

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Biografia do Autor

Gessica Nunes Noronha, Universidade Estadual do Ceará

Professora na Rede Pública Municipal de Fortaleza (CE). Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

Arimate Alves Noronha, Universidade Estadual do Ceará

Professor na Rede Pública Municipal de Fortaleza (CE). Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

 

Mariana Cristina Alves de Abreu, Universidade Estadual do Ceará

Professora na Rede Pública Municipal de Fortaleza (CE). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE).

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

NORONHA, G. N.; NORONHA, A. A.; ABREU, M. C. A. de. Relato de vivências no Pibid: aproximações com a construção docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233748, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i3.3748. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3748. Acesso em: 3 dez. 2024.