Aerodinâmica e o ensino por investigação: a percepção de alunos clubistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14984

Palabras clave:

Espacios no formales, Educación Básica, Enseñanza de las Ciencias, Club de Ciencias, Aerodinámica

Resumen

Este trabalho objetivou analisar a percepção de alunos participantes de uma atividade sobre aerodinâmica em um Clube de Ciências. Participaram da ação nove alunos durante um encontro em outubro/2024, em que apresentamos os princípios da aerodinâmica através de modelos de aviões de papel, objetivando a contextualização do conhecimento teórico com o cotidiano (voo das aves). O estudo qualitativo utilizou como referência Carvalho (2013), entre outros. A Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2011) foi utilizada nas análises das produções dos alunos, especialmente aquelas dos diários de bordo. Como resultado, observou-se que a utilização de metodologias diferenciadas e inovadoras, como o Ensino por Investigação, são promotoras da alfabetização científica em espaços não formais de ensino. Além disso, observou-se que os alunos se mostraram participativos, expressando o que haviam entendido durante as atividades. A aprendizagem com significado favorece que conceitos novos sejam conectados a conhecimentos prévios, trazendo sentido e significância para aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco José Pereira da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e Graduado em Licenciatura Plena em Química mesma instituição.

Salomão Eduardo Trister Nascimento de Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal

Alessandra de Rezende Ramos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro permanente do Programa de Pós Graduação de Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará [https://ror.org/03q9sr818]

Pós-Doutor em Educação pelas Universidades do Porto (Portugal), UNESP (Bauru) e UTFPR (Curitiba). Doutor em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru). Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará (Campus Castanhal), do PPGECM (UFPA/Belém).

Citas

ALBUQUERQUE, M. C. P.; FREITAS, R. F.; MALHEIRO, J. M. S.; ROCHA, C. J. T. Explorando a Criatividade a partir de Desenhos e Falas de Crianças sobre Educação Ambiental. Revista Ciências & Ideias. ISSN: 2176-1477, v. 15, n. 01, e24152556, 2024. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/2556 Acesso em: 17 jul. 2024.

ALBUQUERQUE, M. C. P.; FREITAS, M. C.; MALHEIRO, J. M. S.; PAULETTI, F. Neurociência e Educação: percepções dos Professores Monitores de um Clube de Ciências. Anais... XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caldas Novas (GO), 01-12, out, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93479 Acesso em: 15 nov. 2024.

ALBUQUERQUE, M. C. P.; FREITAS, R. F.; MALHEIRO, J. M. S.; ROCHA, C. J. T. Explorando a Criatividade a partir de Desenhos e Falas de Crianças sobre Educação Ambiental. Revista Ciências & Ideias. ISSN: 2176-1477, v. 15, n. 01, e24152556, 2024. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/2556 Acesso em: 17 jul. 2024.

ALMEIDA, W. N. C.; MALHEIRO, J. M. S. Desenvolvimento Cognitivo de estudantes em experiências de Aprendizagem mediadas por Sequências de Ensino Investigativo. In: VITORINO, A. J. R. et al. Currículo, Aprendizagem e Avaliação na Educação Latino-Americana. V. 02. São Paulo: Pá de Palavra, 2024, p. 57-74. ISBN: 9788589250510. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/bitstream/handle/123456789/17320/LIBRO_2_REDPEEL-vers%c3%a3o-final.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 25 dez. 2024.

ALMEIDA, B. S. G.; SILVA, R. C. Aerodinâmica de bolas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 3505-1-3505-9, jul. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/9YWXW3BmwCpLkdVxtjv3vqz/abstract/?lang=pt Acesso em: 31 jan. 2025.

ALMEIDA, W. N. C.; AMORIM, J. L.; MALHEIRO, J. M. S. O Desenho e a Escrita como Elementos para o Desenvolvimento da Alfabetização Científica: análise das produções dos estudantes de um Clube de Ciências. ACTIO: Docência em Ciências, v. 5, n. 3, pp. 1-23, set/dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11766/8009 Acesso em: 08 dez. 2024.

ANDRADE, T. J. P.; BARROS, K. L. O.; PAULETTI, F.; MALHEIRO, J. M. S.; CANTORANI, J. R. H. O Barquinho de papel que viaja sozinho: evidenciando a alfabetização científica no Ensino de Ciências por investigação. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 13, n. 01, 2023, p. 216-233. Disponível em: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/960 Acesso em: 31 dez. 2023.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1 ed. Lisboa: Plátano, 2000.

BARBOSA, D. F. S.; MALHEIRO, J. M. S. Interações Dialógicas num Clube de Ciências: das perguntas dos professores as manifestações de Indicadores de Alfabetização Científica dos Alunos. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 8, p. 470-484, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2607 Acesso em: 27 ago. 2024.

BARBOSA, D. F. S; MONTEIRO, J. M. C; MALHEIRO, J. M. S.; ARAÚJO, M. S, 2021.

BENEDETTI FILHO, E; GOMES, L. A; MAIA, J. M.S; MARTINS, G. M. R; BARRETO, C. F. S. Clube de ciências: a importância da extensão universitária na formação docente de graduandos de licenciatura em química. Cidadania em Ação, 4 (1), p. 61-75, 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/17527/11559 Acesso em: 01 nov. 2024.

COELHO, A. E. F.; MALHEIRO, J. M. S. Sequência de Ensino Investigativo em um Clube de Ciências: o Problema da Água que não derrama. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 01, p. 378-390, 2019. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID584/v14_n1_a2019.pdf Acesso em: 24 set. 2024.

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, 7(1), p. 55-66, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390/10860 Acesso em: 01 nov. 2024.

LOPES, J. E.; SOARES, T. F.; CARVALHO, I. S.; SILVA, M. O.; MALHEIRO, J. M. S. A Iniciação Científica como Ferramenta de Aprendizado em um Clube de Ciências. Anais do III CONECTA UFRA Sociobiodiversidade, Belém(PA), 2023, p. 05. Disponível em: www.even3.com.br/anais/III-conecta-ufrasociobiodiversidade Acesso em: 03 fev. 2025. ISBN: 978-65-272-0079-6. DOI: doi.org/10.29327/1336503

LOURENÇO, A. A; DE PAIVA, M. O. A. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências e Cognição, 15(2), p. 132-141, 2010. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n2/v15n2a12.pdf Acesso em: 01 nov. 2024.

MALHEIRO, J. M. S. Atividades experimentais no ensino de ciências: limites e possibilidades. ACTIO, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 69-85, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4796/3150 Acesso em: 27 out. 2024.

MENEZES, C; SCRHOEDER, E; SILVA, V. L. S. Clubes de Ciências como espaço de alfabetização científica e ecoformação. Atos de pesquisa em educação, 7(3), p. 811-833, 2012

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, 9(2), p. 191-211, 2003. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2ª ed. São Paulo (SP): Editora Unijuí. 2011.

MOREIRA, M. A. Desafios no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(1), p. e20200451, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 04 nov 2024

NASCIMENTO, D. A.; SOUSA, N. M. F. R. O brincar na educação infantil inclusiva nas práticas pedagógicas para crianças com deficiência. Educação e Formação, v.8, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11284. Acesso em 06 dez. 2024.

NASCIMENTO, F. S.; SILVA, L. S.; SOUZA, L. S.; SOUZA, J. M.; MOURA, A. P. M. Materiais de baixo custo para experimentação no ensino de Física em São Raimundo Nonato-PI. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 7, e12367, 2025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12367/12514 Acesso em: 31 jan. 2025.

ROCHA, C. J. T.; MALHEIRO, J. M. S. Experimentação Investigativa Antrópica no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz. In: ROCHA, C. J. T.; RAMOS, J. B. S. (Org.). Estudos Antrópicos na Amazônia: entre textos e contextos interdisciplinares, v. 01, p. 245-265. Curitiba (PR): Appris, 2020.

ROCHA, C. J. T.; MALHEIRO, J. M. S. Interações dialógicas na experimentação investigativa em um Clube de Ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo. Amazônia, v. 14, n. 29, p. 193-207. UFPA, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5476 Acesso em: 27 out. 2024.

ROMERA, P. R. A importância do Lúdico da Educação Infantil. Educação Continuada, 3 (6), p. 13-36, 2021. Disponível em: http://www.educont.periodikos.com.br/article/6182a63ba9539532e624b6f3/pdf/educont-3-6-13.pdf Acesso em: 04 nov. 2024.

SANTANA, R. S; CAPECCHI, M. C. V. M; FRANZOLIN, F. O ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: possibilidades na implementação de atividades investigativas. Enseñanza de las Ciencias, 17(3), p. 686-710, 2018. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_3_9_ex1245.pdf Acesso em: 04 nov. 2024.

SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. de P. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SCHMITZ, V; TOMIO, D. (2019). O clube de ciências como prática educativa na escola: uma revisão sistemática acerca de sua identidade educadora. Investigações em Ensino de Ciências, 24(3), p. 305-324, 2019. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1539/pdf Acesso em: 04 nov. 2024.

SILVA, L. E.; CABRAL, R. E. S.; MALHEIRO, J. M. S. Indícios de Alfabetização Científica durante uma Sequência de Ensino Investigativo em um Clube de Ciências. Research, Society and Development, v. 09, n. 07, p. 138973910- 138973924, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3910/3294 Acesso em: 27 set. 2024.

SIQUEIRA, H. C. C.; MALHEIRO, J. M. S. Interações Sociais e Autonomia Moral em Atividades Investigativas desenvolvidas em um Clube De Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 163-197, 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1681/pdf Acesso em: 27 out. 2024.

SOUZA, S. A.O; ANDRADE, M. F. R. Atividades práticas e ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Série-Estudos, 24(51), p. 249-268, 2019. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1169/pdf Acesso em: 04 nov. 2024.

TOMIO, D; HERMANN, A. P. (2019). Mapeamento dos clubes de ciências da américa latina e construção do site da rede internacional de clube de ciências. Pesquisa em Educação em Ciências, 21, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/6PCBj3FRcy3Md7nWWbvVWVD/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 04 nov. 2024

VASCONCELLOS, S. B.; FONSECA, L. M. F.; CARVALHO, I. S.; MALHEIRO, J. M. S. O Ensino Por Investigação e a sua contribuição para a Alfabetização Científica de Graduandos de Pedagogia. In: Anais do III SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão. Castanhal (PA) IFPA, 2024. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/800993.pdf Acesso em: 25 jun. 2024

Publicado

2025-09-23

Cómo citar

SILVA, F. J. P. da; OLIVEIRA, S. E. T. N. de; RAMOS, A. de R.; MALHEIRO, J. M. da S. Aerodinâmica e o ensino por investigação: a percepção de alunos clubistas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e14984, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14984. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14984. Acesso em: 5 dic. 2025.