Aerodinâmica e o ensino por investigação: a percepção de alunos clubistas
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14984Palabras clave:
Espacios no formales, Educación Básica, Enseñanza de las Ciencias, Club de Ciencias, AerodinámicaResumen
Este trabalho objetivou analisar a percepção de alunos participantes de uma atividade sobre aerodinâmica em um Clube de Ciências. Participaram da ação nove alunos durante um encontro em outubro/2024, em que apresentamos os princípios da aerodinâmica através de modelos de aviões de papel, objetivando a contextualização do conhecimento teórico com o cotidiano (voo das aves). O estudo qualitativo utilizou como referência Carvalho (2013), entre outros. A Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2011) foi utilizada nas análises das produções dos alunos, especialmente aquelas dos diários de bordo. Como resultado, observou-se que a utilização de metodologias diferenciadas e inovadoras, como o Ensino por Investigação, são promotoras da alfabetização científica em espaços não formais de ensino. Além disso, observou-se que os alunos se mostraram participativos, expressando o que haviam entendido durante as atividades. A aprendizagem com significado favorece que conceitos novos sejam conectados a conhecimentos prévios, trazendo sentido e significância para aprendizagem.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, M. C. P.; FREITAS, R. F.; MALHEIRO, J. M. S.; ROCHA, C. J. T. Explorando a Criatividade a partir de Desenhos e Falas de Crianças sobre Educação Ambiental. Revista Ciências & Ideias. ISSN: 2176-1477, v. 15, n. 01, e24152556, 2024. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/2556 Acesso em: 17 jul. 2024.
ALBUQUERQUE, M. C. P.; FREITAS, M. C.; MALHEIRO, J. M. S.; PAULETTI, F. Neurociência e Educação: percepções dos Professores Monitores de um Clube de Ciências. Anais... XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Caldas Novas (GO), 01-12, out, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93479 Acesso em: 15 nov. 2024.
ALBUQUERQUE, M. C. P.; FREITAS, R. F.; MALHEIRO, J. M. S.; ROCHA, C. J. T. Explorando a Criatividade a partir de Desenhos e Falas de Crianças sobre Educação Ambiental. Revista Ciências & Ideias. ISSN: 2176-1477, v. 15, n. 01, e24152556, 2024. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/2556 Acesso em: 17 jul. 2024.
ALMEIDA, W. N. C.; MALHEIRO, J. M. S. Desenvolvimento Cognitivo de estudantes em experiências de Aprendizagem mediadas por Sequências de Ensino Investigativo. In: VITORINO, A. J. R. et al. Currículo, Aprendizagem e Avaliação na Educação Latino-Americana. V. 02. São Paulo: Pá de Palavra, 2024, p. 57-74. ISBN: 9788589250510. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/bitstream/handle/123456789/17320/LIBRO_2_REDPEEL-vers%c3%a3o-final.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 25 dez. 2024.
ALMEIDA, B. S. G.; SILVA, R. C. Aerodinâmica de bolas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 3505-1-3505-9, jul. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/9YWXW3BmwCpLkdVxtjv3vqz/abstract/?lang=pt Acesso em: 31 jan. 2025.
ALMEIDA, W. N. C.; AMORIM, J. L.; MALHEIRO, J. M. S. O Desenho e a Escrita como Elementos para o Desenvolvimento da Alfabetização Científica: análise das produções dos estudantes de um Clube de Ciências. ACTIO: Docência em Ciências, v. 5, n. 3, pp. 1-23, set/dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11766/8009 Acesso em: 08 dez. 2024.
ANDRADE, T. J. P.; BARROS, K. L. O.; PAULETTI, F.; MALHEIRO, J. M. S.; CANTORANI, J. R. H. O Barquinho de papel que viaja sozinho: evidenciando a alfabetização científica no Ensino de Ciências por investigação. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 13, n. 01, 2023, p. 216-233. Disponível em: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/960 Acesso em: 31 dez. 2023.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1 ed. Lisboa: Plátano, 2000.
BARBOSA, D. F. S.; MALHEIRO, J. M. S. Interações Dialógicas num Clube de Ciências: das perguntas dos professores as manifestações de Indicadores de Alfabetização Científica dos Alunos. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 8, p. 470-484, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2607 Acesso em: 27 ago. 2024.
BARBOSA, D. F. S; MONTEIRO, J. M. C; MALHEIRO, J. M. S.; ARAÚJO, M. S, 2021.
BENEDETTI FILHO, E; GOMES, L. A; MAIA, J. M.S; MARTINS, G. M. R; BARRETO, C. F. S. Clube de ciências: a importância da extensão universitária na formação docente de graduandos de licenciatura em química. Cidadania em Ação, 4 (1), p. 61-75, 2020. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/17527/11559 Acesso em: 01 nov. 2024.
COELHO, A. E. F.; MALHEIRO, J. M. S. Sequência de Ensino Investigativo em um Clube de Ciências: o Problema da Água que não derrama. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 01, p. 378-390, 2019. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID584/v14_n1_a2019.pdf Acesso em: 24 set. 2024.
JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, 7(1), p. 55-66, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390/10860 Acesso em: 01 nov. 2024.
LOPES, J. E.; SOARES, T. F.; CARVALHO, I. S.; SILVA, M. O.; MALHEIRO, J. M. S. A Iniciação Científica como Ferramenta de Aprendizado em um Clube de Ciências. Anais do III CONECTA UFRA Sociobiodiversidade, Belém(PA), 2023, p. 05. Disponível em: www.even3.com.br/anais/III-conecta-ufrasociobiodiversidade Acesso em: 03 fev. 2025. ISBN: 978-65-272-0079-6. DOI: doi.org/10.29327/1336503
LOURENÇO, A. A; DE PAIVA, M. O. A. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências e Cognição, 15(2), p. 132-141, 2010. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n2/v15n2a12.pdf Acesso em: 01 nov. 2024.
MALHEIRO, J. M. S. Atividades experimentais no ensino de ciências: limites e possibilidades. ACTIO, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 69-85, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4796/3150 Acesso em: 27 out. 2024.
MENEZES, C; SCRHOEDER, E; SILVA, V. L. S. Clubes de Ciências como espaço de alfabetização científica e ecoformação. Atos de pesquisa em educação, 7(3), p. 811-833, 2012
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, 9(2), p. 191-211, 2003. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2ª ed. São Paulo (SP): Editora Unijuí. 2011.
MOREIRA, M. A. Desafios no ensino de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43(1), p. e20200451, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 04 nov 2024
NASCIMENTO, D. A.; SOUSA, N. M. F. R. O brincar na educação infantil inclusiva nas práticas pedagógicas para crianças com deficiência. Educação e Formação, v.8, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11284. Acesso em 06 dez. 2024.
NASCIMENTO, F. S.; SILVA, L. S.; SOUZA, L. S.; SOUZA, J. M.; MOURA, A. P. M. Materiais de baixo custo para experimentação no ensino de Física em São Raimundo Nonato-PI. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 7, e12367, 2025. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/12367/12514 Acesso em: 31 jan. 2025.
ROCHA, C. J. T.; MALHEIRO, J. M. S. Experimentação Investigativa Antrópica no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz. In: ROCHA, C. J. T.; RAMOS, J. B. S. (Org.). Estudos Antrópicos na Amazônia: entre textos e contextos interdisciplinares, v. 01, p. 245-265. Curitiba (PR): Appris, 2020.
ROCHA, C. J. T.; MALHEIRO, J. M. S. Interações dialógicas na experimentação investigativa em um Clube de Ciências: proposição de instrumento de análise metacognitivo. Amazônia, v. 14, n. 29, p. 193-207. UFPA, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5476 Acesso em: 27 out. 2024.
ROMERA, P. R. A importância do Lúdico da Educação Infantil. Educação Continuada, 3 (6), p. 13-36, 2021. Disponível em: http://www.educont.periodikos.com.br/article/6182a63ba9539532e624b6f3/pdf/educont-3-6-13.pdf Acesso em: 04 nov. 2024.
SANTANA, R. S; CAPECCHI, M. C. V. M; FRANZOLIN, F. O ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: possibilidades na implementação de atividades investigativas. Enseñanza de las Ciencias, 17(3), p. 686-710, 2018. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen17/REEC_17_3_9_ex1245.pdf Acesso em: 04 nov. 2024.
SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. de P. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
SCHMITZ, V; TOMIO, D. (2019). O clube de ciências como prática educativa na escola: uma revisão sistemática acerca de sua identidade educadora. Investigações em Ensino de Ciências, 24(3), p. 305-324, 2019. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1539/pdf Acesso em: 04 nov. 2024.
SILVA, L. E.; CABRAL, R. E. S.; MALHEIRO, J. M. S. Indícios de Alfabetização Científica durante uma Sequência de Ensino Investigativo em um Clube de Ciências. Research, Society and Development, v. 09, n. 07, p. 138973910- 138973924, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3910/3294 Acesso em: 27 set. 2024.
SIQUEIRA, H. C. C.; MALHEIRO, J. M. S. Interações Sociais e Autonomia Moral em Atividades Investigativas desenvolvidas em um Clube De Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 163-197, 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1681/pdf Acesso em: 27 out. 2024.
SOUZA, S. A.O; ANDRADE, M. F. R. Atividades práticas e ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Série-Estudos, 24(51), p. 249-268, 2019. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1169/pdf Acesso em: 04 nov. 2024.
TOMIO, D; HERMANN, A. P. (2019). Mapeamento dos clubes de ciências da américa latina e construção do site da rede internacional de clube de ciências. Pesquisa em Educação em Ciências, 21, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/6PCBj3FRcy3Md7nWWbvVWVD/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 04 nov. 2024
VASCONCELLOS, S. B.; FONSECA, L. M. F.; CARVALHO, I. S.; MALHEIRO, J. M. S. O Ensino Por Investigação e a sua contribuição para a Alfabetização Científica de Graduandos de Pedagogia. In: Anais do III SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão. Castanhal (PA) IFPA, 2024. Disponível em: https://even3.blob.core.windows.net/anais/800993.pdf Acesso em: 25 jun. 2024
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Francisco José Pereira da Silva, Salomão Eduardo Trister Nascimento de Oliveira, Alessandra de Rezende Ramos, João Manoel da Silva Malheiro (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.







