Meio ambiente e tecnologias: uma sequência didática desenvolvida com práticas docentes para o Ensino Médio Integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13814

Palavras-chave:

Ensino Médio Integral, Língua Portuguesa, Tecnologia da Informação, Desenvolvimento sustentável, Sequência didática

Resumo

O presente trabalho buscou desenvolver uma ferramenta pedagógica, por meio de uma sequência didática, com a finalidade de contribuir ao conhecimento da Competência 9 nas aulas de Língua Portuguesa e suas Literaturas dos terceiros anos do Ensino Médio Integral da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, (PA). A proposta visa não só a explorar as temáticas do meio ambiente, mas também a reconhecer a Competência 9 nas questões propostas, por meio da intertextualidade da temática do lixo, que apresenta uma reflexão sobre fatos e assuntos que se mantêm atualizados nos dias de hoje. Desse modo, ao pensar a questão da problemática, montou-se essa sequência didática, dividida em módulos de estudos sequenciais, para aplicar conhecimentos da referida competência e contribuir com repertórios para a Redação do Enem a respeito da temática do Desenvolvimento sustentável e como ela interfere na tecnologia da informação.

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Biografia do Autor

Mariana de Jesus Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduanda no curso de Letras - Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA - Campus Belém. Bolsista no Programa Residência Pedagógica desde 2022. Possui formação complementar em Educação Especial e Inclusiva pelo IFSULDEMINAS.

Leila Telma Lopes Sodré, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) e Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada no Curso de Licenciatura em Letras pela UFPA, integra o quadro de docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém..

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

MONTEIRO, M. de J.; SODRÉ, L. T. L. Meio ambiente e tecnologias: uma sequência didática desenvolvida com práticas docentes para o Ensino Médio Integral. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13814, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13814. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13814. Acesso em: 22 jan. 2025.