Análise do ensino remoto e presencial envolvendo a satisfação dos estudantes de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13525

Palavras-chave:

Educação Superior, Metodologia, Estudantes universitários

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa realizada para conclusão de curso que visou a comparar a satisfação de estudantes de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa (PB) em relação às aulas realizadas em meio digital e às aulas de metodologia tradicional, com a finalidade de compreender o processo de aprendizado. Trata-se de uma pesquisa de campo, observacional, transversal, de caráter analítico e com abordagem quanti-qualitativa, baseada na satisfação de estudantes em relação ao formato das aulas. A amostra final foi composta por 180 alunos. Os achados da pesquisa revelam que há uma satisfação significativamente maior dos estudantes quanto à metodologia tradicional em relação ao ensino remoto. Logo, é necessário estudar a satisfação dos estudantes em relação às metodologias para compreender o processo de aprendizado, bem como identificar possíveis falhas dos métodos na formação médica.

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Biografia do Autor

Polyana Maria Cruz Collaço, Escola de Saúde Pública da Paraíba

Médica pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. Residente do programa de Pediatria da Escola de Saúde Pública da Paraíba.

André Petraglia Sassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Médico de Família e Comunidade com Residência Médica no Hospital Nossa Senhora da Conceição/AS. Professor do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2014-12-07

Como Citar

COLLAÇO, P. M. C.; SASSI, A. P. Análise do ensino remoto e presencial envolvendo a satisfação dos estudantes de medicina. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 6, p. e13525, 2014. DOI: 10.47149/pemo.v6.e13525. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13525. Acesso em: 22 dez. 2024.