Esporte e família relacionados ao desempenho acadêmico: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13286Palavras-chave:
Esporte, Família, Desempenho acadêmicoResumo
O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa relacionada aos contextos esportivo, familiar e acadêmico, utilizando como referência Botelho, Cunha e Macedo (2011). Dos nove estudos selecionados, o maior número concentra-se nos continentes europeu e americano. As pesquisas, em sua maioria, foram quantitativas e, nas variáveis, identificou-se prevalência na análise da influência do esporte no desempenho acadêmico. O elo entre os estudos foi a prática esportiva, mas a análise de outras variáveis tornou cada pesquisa única. Três categorias surgiram: Esporte-Escola, Esporte-Família-Desempenho Acadêmico, e Esporte-Desempenho Acadêmico. Os estudos apontam barreiras, mas sugerem que, por meio do suporte da família e da escola, tais dificuldades podem ser minimizadas. Além disso, recomendam a elaboração de políticas educacionais sobre a importância da atividade física e da prática esportiva para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Downloads
Referências
ALVES, Y. C.; BECKER, A. P. S. Prática esportiva e relacionamento familiar: uma revisão da literatura. Pensando famílias, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 31-47, 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2021000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 23 de agosto de 2023.
BASAK, T. et al. Effects of the sports activities of female nursing students on their problem-solving skills and academic achievement. International Journal of Caring Sciences, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 583, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280571987_Effects_of_the_Sports_Activities_of_Female_Nursing_Students_on_their_Problem-Solving_Skills_and_Academic_Achievement. Acesso em 22 de agosto de 2023.
BOTELHO, L. L. R.; ALMEIDA, C., CASTRO, C.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/10515/o-metodo-da-revisao-integrativa-nos-estudos-organizacionais/i/pt-br. Acesso em 10 de agosto de 2023.
BURNS, R. D.; BAI, Y.; BRUSSEAU, T. A. Physical activity and sports participation associates with cognitive functioning and academic progression: an analysis using the combined 2017–2018 National Survey of Children’s Health. Journal of Physical Activity and Health, [S. l.], v. 17, n. 12, p. 1197-1204, 2020. DOI: 10.1123/jpah.2020-0148.
CASTAÑEDA, E. A. et al. A holistic vision of the academic and sports development of elite spanish track and field athletes. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S. l.], v. 20, n. 6, p. 5153, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph20065153. Acesso em: 23 de agosto de 2023.
CASTRO, A. A. Revisão sistemática e meta-análise. In: GOLDENBERG, S.; GUIMARÃES, C. A., CASTRO, A. A. (eds.) Elaboração e apresentação de comunicação científica. Disponível em: http://www.usinadepesquisa.com/metodologia/wp-content/uploads/2010/08/meta1.pdf . Acesso em: 25 agosto de 2023.
CERDA, A. A. G.; CERDA, L. Y.; ARCADIO, J. The effect of physical activities and self-esteem on school performance: a probabilistic analysis. Cogent Education, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1936370, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/2331186X.2021.1936370. Acesso em: 25 agosto de 2023.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.
FOLLE, A. et al. Envolvimento dos familiares no processo de formação esportiva no basquetebol feminino. Journal of Physical Education, [S. l.], v. 29, n. 1, 2018. Disponível em: http://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2914. Acesso em: 24 agosto de 2023.
FONSECA, G. M. M.; STELA, S. E. Família e esporte: a influência parental sobre a participação dos filhos no futsal competitivo. Kinesis, [S. l.], v. 33, n. 2, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2316546420723. Acesso em: 24 agosto de 2023.
GALATTI, L. R. et al. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência, [S. l.], p. 115-127, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6444 Acesso em: 24 agosto de 2023.
HARBEC, M. J.; GOLDFIELD, G.; PAGANI, L. S. Healthy body, healthy mind: long-term mutual benefits between classroom and sport engagement in children from ages 6 to 12 years. Preventive Medicine Reports, [S. l.], v. 24, p. 101581, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34976642/. Acesso em: 22 de Agosto de 2024.
KLOPPER, R.; LUBBE, S.; RUGBEER, H. The matrix method of literature review. Alternation, Cape Town, v. 14, n. 1, p. 262-276, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/237542915_The_Matrix_Method_of_Literature_Review. Acesso em: 22 de agosto de 2023.
MARQUES, R. F. R. O conceito de esporte como fenômeno globalizado: pluralidade e controvérsias. Revista Observatorio del Deporte, Santiago, v. 1, n. 1, p. 147-185, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/311087062_O_CONCEITO_DE_ESPORTE_COMO_FENOMENO_GLOBALIZADO_PLURALIDADE_E_CONTROVERSIAS. Acesso em: 23 de agosto de 2023.
MILAN, J. F.; CIAMPOLINI, V.; HEBLING COSTA, G.; MILISTETD, M. A família faz parte da equipe: ampliando o diálogo sobre a presença dos pais no esporte: EXPANDING THE DIALOGUE ABOUT THE PRESENCE OF PARENTS IN SPORTS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/rpp.v26.74446. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74446. Acesso em: 8 ago. 2024.
LUNARDELLI, G. B.; FIORESE, L.; NASCIMENTO JÚNIOR, J.R.A.; ARANTES, R.C. Família, escola e as HV no esporte: revisão sistemática. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 14, p. 01-20, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.48292. Acesso em: 07 de agosto de 2024.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto- Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018. Acesso em: 24 de agosto de 2023.
NASCIMENTO, V. C. do; LEITE, M. A. Adesão, permanência e dificuldades encontradas por mulheres, da cidade de Limoeiro do Norte no futsal: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [S. l.], v. 35, p. 83-91, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp83-91. Acesso em: 23 de agosto de 2023.
PESERICO, C. S.; KRAVCHYCHYN, C.; OLIVEIRA, A. A. B. de. Análise da relação entre esporte e desempenho escolar: um estudo de caso. Pensar a Prática, [S. l.], v. 18, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/27965. Acesso em: 23 de agosto de 2023.
PINTO‐ESCALONA, T. et al. Individual responsiveness to a school‐based karate intervention: An ancillary analysis of a randomized controlled trial. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, [S. l.], v. 32, n. 8, p. 1249-1257, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1111/sms.14167. Acesso em: 23 de agosto de 2023.
ROMERO, B. C. et al. School and family environment is positively associated with extracurricular physical activity practice among 8 to 16 years old school boys and girls. International journal of environmental research and public health, [S. l.], v. 17, n. 15, p. 5371, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1111/sms.14167. Acesso em: 25 de agosto de 2023.
ROSA, M. T.; VAGETTI, G. C.; OLIVEIRA, V. Handebol e educação: aprendizagem sob a ótica do desenvolvimento humano. Curitiba: Editorial Casa, 2023.
SARAIVA, J. S., ALVIM, L.; WAGNER, A. Os estudos sobre a relação família-escola no Brasil: uma revisão sistemática. Educação, [S. l.], v. 39, p. s114-s124, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21333. Acesso em: 25 de agosto de 2023.
SCHULTZ, K. Do high school athletes get better grades during the off-season? Journal of Sports Economics, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 182-208, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1527002514566279. Acesso em: 25 de agosto de 2023.
SOARES, J. P.; ARANHA, A. M.; ANTUNES, H. R. Relação entre os setores de prática desportiva, as modalidades desportivas e o aproveitamento escolar. Motricidade, Santa Maria da Feira, v. 9, n. 3, p. 3–11, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273028912002. Acesso em: 25 de agosto de 2023.
SUAREZ - ORTEGA, C. M.; CARMONA, N. D. M. Incidencia de las actividades extraescolares deportivas en los procesos escolares y en aspectos sociofamiliares y psicológicos de niños, niñas y adolescentes. Retos, [S. l.], v. 46, p. 987–995, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47197/retos.v46.90471. Acesso em: 23 de agosto de 2023.
SULZ, L.D.; GLEDDIE, D. L.; KINSELLA, C.; HUMBERT, M. L. The health and educational impact of removing financial constraints for school sport. European Physical Education Review, [S. l.], p. 1-19, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1356336X221104909. Acesso em: 25 de agosto de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Trindade Rosa de Souza, Murilo Gasperin, Vanessa Melina Cotrim Rojas, Gislaine Cristina Vagetti, Valdomiro de Oliveira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.