Matemática e astronomia: uma proposta interdisciplinar voltada para a alfabetização científica
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v5.e510422Palavras-chave:
Astronomia, Educação Matemática, Interdisciplinaridade, Ensino de GeografiaResumo
Este trabalho propôs um roteiro pedagógico interdisciplinar entre as disciplinas de geografia e matemática, juntando conceitos de astronomia – forma da Terra e movimentos da Terra em relação ao Sol – e de geometria – elipses e superfícies de revolução. O referencial teórico utilizado leva em consideração autores como Silva (2006), Honorato (2017) e Boczko (1984) para conceitos de astronomia, e Fazenda (2003; 1991), José (2008) e Trindade (2008), para estudos em interdisciplinaridade, assim como Chassot (2003), Hazen e Trefil (2009) e Sasseron e Carvalho (2011) para balizar sobre alfabetização científica. A construção do roteiro mostrou-se positiva, levando em consideração aspectos pedagógicos, base social e cultural e uma evolução gradual da aprendizagem dos alunos.
Downloads
Referências
BERTOLDI, A. Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual? Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. e250036, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/275/27563097040/html/. Acesso em: 05 Nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250036
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 07 nov.2022.
BOCZKO, R. Conceitos de Astronomia, São Paulo: Blücher, 1984.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista brasileira de educação, p. 89-100, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZX6NW4YCy6fCWFQdWJ3KJh/. Acesso em: 08 Jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009
CÓRDOVA; F. P.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Org: ENGEL, Tatiana Gerhardt; SILVEIRA, Denise Tolfo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1ª ed, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. In: O que é interdisciplinaridade, São Paulo: Cortez Editora, 2008, p. 21-32.
FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: Um Projeto em Parceria. São Paulo: Loyola, 1991.
FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2016 - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996
Geogebra. Geogebra Classic. 2022. Disponível em: https://www.geogebra.org/classic?lang=en. Acesso em: 07 Nov. 2022.
HAZEN, Robert M.; TREFIL, James. Science matters: Achieving scientific literacy. New York: Anchor, 2009.
HONORATO, A. Guia Didático de Astronomia: introdução aos conceitos relacionados ao Sol e a Terra. Produto Educacional da Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2801/2/CT_PPGFCET_M_Honorato%2C Angel_2017_1.pdf. Acesso em: 01 Ago. 2022.
JOSÉ, M. A. M. Interdisciplinaridade: as disciplinas e a interdisciplinaridade brasileira. In: O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista brasileira de educação, v. 12, p. 474-492, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C58ZMt5JwnNGr5dMkrDDPTN/. Acesso em: 05 Set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007
SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Investigações em Ensino de Ciências, p. 19, 2011. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002257551. Acesso em: 07 Nov. 2022.
SILVA, M. A. V. Meteorologia e climatologia. Recife: Versão Digital 2, 2006. Disponível em: https://icat.ufal.br/laboratorio/clima/data/uploads/pdf/METEOROLOGIA_E_CLIMATOLOGIA_VD2_Mar_2006.pdf. Acesso em: 20 Set. 2022
TRINDADE, D. F. Interdisciplinaridade: um novo olhar sobre as ciências. In: O que é interdisciplinaridade, São Paulo: Cortez Editora, 2008, p. 71-90.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sabrina Loiola de Morais, Débora Dantas Silva, Marcelo Bezerra de Morais, Rafaela Correia Rodrigues (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.