Efeito Dunning-Kruger e dissonância cognitiva na CPI da Covid-19

A institucionalização da desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-9238

Palavras-chave:

Desordem da informação. Fake news. Efeito dunning-kruger. Dissonância cognitiva.

Resumo

Com mais de meio milhão de óbitos por conta do vírus Sars-Cov-2, no Brasil, entre março de 2020 e junho de 2021, o Governo Federal tem sido responsabilizado pela sociedade e por outros estratos do poder pela má condução no gerenciamento à pandemia de Covid-19. Isso levou o Senado Federal a abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, em 2021, para investigar as ações e omissões do governo nesse período pandêmico. É sob esse universo que objetivamos, neste trabalho, explanar como o efeito dunning-kruger (DUNNING, 2011) e a dissonância cognitiva (FESTINGER, 1968) se manifestam na CPI, institucionalizando a desinformação (WARDLE; DERAKHSHAN, 2017) no país. Para esse objetivo, selecionamos trechos dos depoimentos de três personagens de destaque no governo convocados para depor no processo, a oncologista Nise Yamaguchi, a pediatra Mayra Pinheiro e o general Eduardo Pazuello, e mostramos como esses conceitos se materializam em seus discursos. Os resultados preliminares apontam que o quadro da desinformação é legitimado em nível institucional, sobretudo pelas crenças e valores que podem ser demonstrados pelo efeito dunning-kruger e pela dissonância cognitiva agindo sobre personagens com poder de decisão no Governo Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Oliveira do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestra em Ensino. Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Natal-RN.

Vicente Lima-Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Linguística. Professor de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Caraúbas-RN

Referências

DUNNING, D. The dunning-kruger effect: on being ignorant of one´s own ignorance. Advances in experimental social psichology, v. 44, p. 247-297, 2011.

FESTINGER, L. Theory of cognitive dissonance. Stanford: Stanford University Press, 1975.

KRUGER, J.; DUNNING, D. Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One's Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments. Journal of Personality and Social Psychology, 77, 1121-1134, 1999.

NASCIMENTO, I. O. Ensino de Língua Portuguesa por meio da análise de design e de elementos discursivos em fake news políticas: proposta de cartilha para identificação de notícias falsas. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Federal Rural do Semi-árido, Programa de Pós-graduação em Ensino, Mossoró, 2020.

OXFORD LANGUAGES. Word of the Year 2016. [s.l.], 2020. Disponível em: https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/. Acesso em: 3 mar. 2022.

ROTHKOPF, D. J. When the buzz bites Back. The Washington Post. 2003. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/archive/opinions/2003/05/11/when-the-buzz-bitesback/bc8cd84f-cab6-4648-bf58-0277261af6cd/. Acesso em: 15 ago. 2022.

SEIXAS, R. Gosto, logo acredito: o funcionamento cognitivo-argumentativo das fake news. Cadernos de Letras da UFF, v. 30, n. 59, p. 279-295, 21 dez. 2019.

SILVA, F. G.; TINOCO, G. A. Multiletramentos em tempos de crise: a escola contra as fake news. In: AZEVEDO, I. S. M.; COSTA, R. F. (Org.). Multimodalidade e práticas de multiletramentos no ensino de línguas. v. 1. São Paulo: Blucher, 2019, p. 189-210.

SOON, C.; GOH, S. Fake news, false information and more: coutering human bases. IPS Working papers, n. 31, set. 2018.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information Disorder: Toward an Interdisciplinary Framework for Research and Policy Making. Brussels: Council of Europe, 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

NASCIMENTO, I. O. do; LIMA-NETO, V. Efeito Dunning-Kruger e dissonância cognitiva na CPI da Covid-19: A institucionalização da desinformação. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 109–127, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-9238. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9238. Acesso em: 22 nov. 2024.