Efeito Dunning-Kruger e dissonância cognitiva na CPI da Covid-19

A institucionalização da desinformação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-9238

Palabras clave:

Desordem da informação. Fake news. Efeito dunning-kruger. Dissonância cognitiva.

Resumen

Com mais de meio milhão de óbitos por conta do vírus Sars-Cov-2, no Brasil, entre março de 2020 e junho de 2021, o Governo Federal tem sido responsabilizado pela sociedade e por outros estratos do poder pela má condução no gerenciamento à pandemia de Covid-19. Isso levou o Senado Federal a abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, em 2021, para investigar as ações e omissões do governo nesse período pandêmico. É sob esse universo que objetivamos, neste trabalho, explanar como o efeito dunning-kruger (DUNNING, 2011) e a dissonância cognitiva (FESTINGER, 1968) se manifestam na CPI, institucionalizando a desinformação (WARDLE; DERAKHSHAN, 2017) no país. Para esse objetivo, selecionamos trechos dos depoimentos de três personagens de destaque no governo convocados para depor no processo, a oncologista Nise Yamaguchi, a pediatra Mayra Pinheiro e o general Eduardo Pazuello, e mostramos como esses conceitos se materializam em seus discursos. Os resultados preliminares apontam que o quadro da desinformação é legitimado em nível institucional, sobretudo pelas crenças e valores que podem ser demonstrados pelo efeito dunning-kruger e pela dissonância cognitiva agindo sobre personagens com poder de decisão no Governo Federal.

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Biografía del autor/a

Isadora Oliveira do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestra em Ensino. Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Natal-RN.

Vicente Lima-Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Linguística. Professor de Linguística da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Caraúbas-RN

Citas

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Publicado

2022-12-07

Cómo citar

NASCIMENTO, I. O. do; LIMA-NETO, V. Efeito Dunning-Kruger e dissonância cognitiva na CPI da Covid-19: A institucionalização da desinformação. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 109–127, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-9238. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9238. Acesso em: 3 jul. 2024.