A Construção da Identidade do Professor
Um Estudo de Caso Envolvendo Graduandos em Letras-Inglês
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5191Palavras-chave:
Prática docente, ensino de línguas, formação de professores, identidade, emoçõesResumo
Tornar-se professor é um processo que perpassa diferentes aspectos da interação social e da construção de uma identidade profissional. A percepção dos alunos-professores sobre si e seus estados emocionais podem divergir das expectativas impostas a eles tal como das suas próprias metas e objetivos. Desta forma, objetivou-se estudar o desenvolvimento da identidade profissional em estudantes de licenciatura em Letras – Língua Inglesa a partir de seus próprios relatos e percepções de si. A pesquisa foi conduzida como um estudo de caso e os participantes eram alunos da graduação em estágios finais do curso. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas semiabertas. Atividades práticas relacionadas ao ensino e contato com contextos de docência e com alunos tiveram avaliação positiva por parte dos alunos-professores em relação a formação de sua identidade como professores. Essa pesquisa demonstra a importância da prática ainda em contexto de formação para o estabelecimento e maturação identitária docente.
Downloads
Referências
ARTUZO, Carmem Zirr. A constituição identitária do professor de língua estrangeira frente à formação continuada on-line. 2011. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem). Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Linguagem. Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, 2011.
ARAGÃO, Rodrigo. Emoções e pesquisa narrativa: transformando experiências de aprendizagem. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 295-320, 2008. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982008000200003&lng=en&nrm=iso. Access on: 08 june 2020.
ARAGÃO, Rodrigo Camargo; CAJAZEIRA, Roselma Vieira. Emoções, crenças e identidades na formação de professores de inglês. Caminhos em linguística aplicada, [s. l.], ano 2017, v. 16, ed. 2, p. 109-133, 2017.
BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Unveiling the relationship between language learning beliefs, emotions, and identities. Studies in Second Language Learning And Teaching. Kalisz, Poland, p. 301-325. 09 nov. 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. Translatedby Luís Antero Reta and Augusto Pinheiro.
BEIJAARD, Douwe; MEIJER, Paulien C.; VERLOOP, Nico. Reconsidering research on teachers’ professional identity. Teaching And Teacher Education, [S.L.], v. 20, n. 2, p. 107-128, fev. 2004. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2003.07.001.
BEAUCHAMP, Catherine; THOMAS, Lynn. Understanding teacher identity: an overview of issues in the literature and implications for teacher education. Cambridge Journal Of Education, [S.L.], v. 39, n. 2, p. 175-189, 27 maio 2009. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/03057640902902252.
BORGES, Larissa Dantas Rodrigues. O processo de autonomização à luz do paradigma da complexidade: um estudo da trajetória de aprendizagem de graduandos de Letras-Inglês. 255 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
CÓTÊ, James E.; LEVINE, Charles G.. Identity formation, agency, and culture: a social psychological synthesis. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2002. 247 p.
DANIELEWICZ, Jane. Teaching Selves: Identity, Pedagogy, and Teacher Education. Albany, Ny: State University Of New York Press, 2001. 216 p. (Teacher Preparation and Development).
DORNYEI, Zoltan. The Psychology Of The Language Learner: individual differences in second language acquisition. London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., Publishers, 2005. 270 p.
DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Porto: Edições Afrontamento, 2006. 155 p. TranslatedbyCatarina Matos.
FACULDADE DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (FALEM).Projeto Pedagógico do Curso De Licenciatura em Letras. 2009.
FLORES, Maria Assunção. Formação docente e identidade profissional: tensões e (des)continuidades. Educação, [s.l.], v. 38, n. 1, p. 138, 14 abr. 2015. EDIPUCRS. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.15973. Available at: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15973. Accessed on: 3 june2020.
FLORES, Maria Assunção; DAY, Christopher. Contexts which shape and reshape new teachers’ identities: a multi-perspective study. Teaching and Teacher Education, [s.l.], v. 22, n. 2, p. 219-232, fev. 2006. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2005.09.002. Available at: https://www.researchgate.net/publication/229334712_Contexts_which_shape_and_reshape_new_teachers'_identities_A_multi-perspective_study. Accessed on: 8 june 2020.
FRAZIER, Leslie D.; HOOKER, Karen. Possible Selves In Adult Development: linking theory and research. In: DUNKEL, Curtis; KERPELMAN, Jennifer (ed.). Possible selves: theory, research and applications. New York: Nova Science Publishers, Inc., 2006. Cap. 3. p. 41-59.
FIELDS, Jessica; COPP, Martha; KLEINMAN, Sherryl. Symbolic Interactionism, Inequality, and Emotions. In: STETS, Jan E.; TURNER, Jonathan H. (Ed.). Handbook of the Sociology of Emotions. New York: Springer, 2006. p. 155-178. (Handbooks of Sociology and Social Research).
JOHNSON, Karen. Second Language Teacher Education: a sociocultural perspective. New York: Routlegde, 2009. 148 p. (ESL & Applied Linguistics Professional Series).
KING, Jim; NG, Kwan-Yee Sarah. Teacher Emotions and the emotional labour of second language teaching. In: MERCER, Sarah; KOSTOULAS, Achilleas (ed.). Language Teacher Psychology. Bristol: Multilingual Matters, 2018. Cap. 9. p. 141-156. (Psychology of language learning and teaching).
LI, Wendy; COSTA, Peter. Exploring Novice EFL Teacher's Identity Development. In: MERCER, Sarah; KOSTOULAS, Achilleas (Ed.). Language teaching psychology. Bristol: Multilingual Matters, 2018. Cap. 6. p. 86-104. (Physcology of Language Learning and Teaching: 1).
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro:E.P.U., 2013.
MACHADO JUNIOR, Arthur Gonçalves. Aprendizagens compartilhadas de formadores de professores: o caso da Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens. 2014. 196 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Federal do Pará, Instituto De Educação Matemática E Científica Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Belém-Pa, 2014.
MARKUS, Hanzel. Foreword. In: DUNKEL, Curtis; KERPELMAN, Jennifer (Ed.). Possible selves: theory, research and applications. New York: Nova Science Publishers, Inc., 2006. p. xi-xiv.
MERCER, Sarah; KOSTOULAS, Achilleas (Ed.). Language teaching psychology. Bristol: Multilingual Matters, 2018. Cap. 6. p. 86-104. (Physcology of Language Learning and Teaching: 1).
NORTON, Bonny. Identity and Language Learning: extending the conversation. 2. ed. Bristol: MultilingualMatters, 2013.
PRONADOV, Cleber; FREITAS, Ernani de. Metodologia do Trabalho Científico:Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. NovoHamburgo: Feevale, 2013.
STRAHAN, Erin; WILSON, Anne. Temporal Comparisons, Identity, and Motivation: The Relation Between Past, Present, and Possible Future Selves. In: DUNKEL, Curtis; KERPELMAN, Jennifer (Ed.). Possible Selves: Theory, Research and Applications. New York: Nova Science Publishers, Inc., 2006. Cap. 1. p. 1-15.
TSUI, Amy B.M. Teacher Education and Teacher Development. In: Handbook of Research in Second Language Teaching and Learning. 1st. ed. New York, NY: Routledge, 2011. v. II, cap. 2, p. 21-39. ISBN 0-203-83650-2. Available at: https://books.google.com.br/books?id=TUqVAQAAQBAJ&lpg=PP1&hl=pt-PT&pg=PR6#v=onepage&q&f=false. Accessedon: 8 june 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA), Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. RESOLUÇÃO nº 4.399, de 14 de maio de 2013. Aprova o Regulamento do Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará. Reitoria da Universidade Federal do Pará, 14 mai. 2013.
WARREN, Amber; PARK, Jaehan. “Legitimate” Concerns: A Duoethnography of Becoming ELT Professionals. In: YAZAN, Bedrettin; RUDOLPH, Nathanael (editores) Criticality, Teacher Identity, and (In)equity in English Language Teaching: Issues and Implications, 2018. Cidade: Springer, p. 199-217.
WENGER, Etienne. Communities of practice: Learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 1999. 336 p. (Learning in Doing: Social, Cognitive and Computational Perspectives)Available at: https://books.google.com.br/books?id=CAVIOrW3vYAC&lpg=PP1&hl=pt-PT&pg=PP1#v=onepage&q&f=false. Accessed on: 17 may 2019.
WENGER, Etienne. What is a community of practice? 2011. Available at: <https://wenger-trayner.com/resources/what-is-a-community-of-practice/>. Accessed on: 17 may 2019.
WILSON, Anne; ROSS, Michael. From chump to champ: People's appraisals of their earlier and present selves. Journal of Personality and Social Psychology, [s.l.], v. 80, n. 4, p.572-584, 2001. American Psychological Association (APA). http://dx.doi.org/10.1037//0022-3514.80.4.572. Available at: <https://www.researchgate.net/publication/228904717_From_chump_to_champ_People's_appraisals_of_their_earlier_and_present_selves. Accessed on: 11 jun. 2019.
ZEMBYLAS, Michalinos. Emotions and Teacher Identity: a poststructural perspective. Teachers And Teaching, [s.l.], v. 9, n. 3, p. 213-238, ago. 2003. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/13540600309378.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Victoria Oliveira da Silva, Larissa Dantas Rodrigues Borges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).