DICIONÁRIOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE VISUAL

Autores

  • Francisco Iací do Nascimento UECE
  • Antônio Luciano Pontes UFPB

Palavras-chave:

Análise Visual, Multimodalidade, Dicionário Escolar

Resumo

Analisamos os dicionários escolares:Aurelinho (2008), Aurélio Ilustrado (2008),Aurélio Júnior (2011) e Miniaurélio (2010) na perspectiva da multimodalidade, buscando compreender como os recursos visuais são usados nas capas e nas páginas para compor sentidos. Apoiamo-nos no conceito de informatividade visual de Bernnhart (2004,) nos da Gramática do Design Visual de Kress& van Leeuwen (1996, 2006) sobre a leitura de imagens e nos estudos lexicográficos de Pontes (2009, 2010, 2011). Os resultados indicam que os dicionários escolares podem ser colocados em um contínuo de informatividade visual. Sendo que nos dicionários infantis e ilustrados, as imagens não são meros elementos de decoração, elas instanciam significados representacionais, interativos e composicionais, construindo valores de verdade, intimidade, igualdade e realidade.

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Referências

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Dicionários analisados
FERREIRA, A. B. H. Dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. 2ª ed. Curitiba: Editora Positivo, 2008.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio Ilustrado.Curitiba: Editora Positivo, 2008.
FERREIRA, A. B. H. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8ª ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010.
FERREIRA, A. B. H. Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa. 2ªed. Curitiba: Editora Positivo, 2011.

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Publicado

2019-09-16

Como Citar

DO NASCIMENTO, F. I.; PONTES, A. L. DICIONÁRIOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE VISUAL. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 145–166, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1856. Acesso em: 25 nov. 2024.