DICIONÁRIOS ESCOLARES: UMA ANÁLISE VISUAL
Keywords:
Análise Visual, Multimodalidade, Dicionário EscolarAbstract
Analisamos os dicionários escolares:Aurelinho (2008), Aurélio Ilustrado (2008),Aurélio Júnior (2011) e Miniaurélio (2010) na perspectiva da multimodalidade, buscando compreender como os recursos visuais são usados nas capas e nas páginas para compor sentidos. Apoiamo-nos no conceito de informatividade visual de Bernnhart (2004,) nos da Gramática do Design Visual de Kress& van Leeuwen (1996, 2006) sobre a leitura de imagens e nos estudos lexicográficos de Pontes (2009, 2010, 2011). Os resultados indicam que os dicionários escolares podem ser colocados em um contínuo de informatividade visual. Sendo que nos dicionários infantis e ilustrados, as imagens não são meros elementos de decoração, elas instanciam significados representacionais, interativos e composicionais, construindo valores de verdade, intimidade, igualdade e realidade.
Downloads
References
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional do Livro. Brasília, MEC, 2011.
DIONISIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECKA, B.; BRITO, K.S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexiçoes e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 159-177.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 2006.
MOZDZENSKI, L. P. Desconstruindo a linguagem jurídica: multimodalidade e argumentatividade visual nas cartilhas de orientação legal. VEREDAS. Rev. Est. Ling., Juiz de Fora, v. 8, n. 1 e n. 2,
p. 91-106, jan./dez. 2004.
PONTES, A. L. Dicionário para Uso Escolar: o que é, como se lê. Fortaleza, EdUECE, 2009.
________S, A. L. Multimodalidade em dicionários escolares. In: ISQUERDO, Aparecida Negri; BARROS, Lídia Almeida. (Org.). As ciências do Léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: Ed. UFMS, 2010, v. V, p. 201-218.
________, A.L. O Verbal e o Não-Verbal em Dicionários Didáticos: um enfoque multimodal. In: ARAÚJO, J.C., BIASI-RODRIGUES, B. & DIEB, M. (Orgs.) Seminários Linguísticos: Discurso,
análise linguística, ensino e pesquisa. Mossoró, RN: Edições UERN, 2010, p. 167-187.
Dicionários analisados
FERREIRA, A. B. H. Dicionário infantil ilustrado da língua portuguesa. 2ª ed. Curitiba: Editora Positivo, 2008.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio Ilustrado.Curitiba: Editora Positivo, 2008.
FERREIRA, A. B. H. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8ª ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010.
FERREIRA, A. B. H. Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa. 2ªed. Curitiba: Editora Positivo, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Francisco Iací do Nascimento, Antônio Luciano Pontes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).