Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situada
Palavras-chave:
ensino, língua materna, dialogismo, gêneros, cognição situadaResumo
As orientações atuais para o ensino de língua materna, apoiadas nas teorias da enunciação e do discurso, tomam como pressuposto básico a noção de linguagem como interação. Neste artigo, relacionamos o dialogismo bakhtiniano, que fundamenta a maioria dessas teorias, e o ponto de vista da cognição situada. A partir da análise de atividades voltadas para o ensino de gênero, assumimos o princípio de que a aprendizagem dos conceitos inclui as atividades, o contexto e a cultura em que tais conceitos se desenvolvem. Concluímos, então, que é importante se enfocarem os gêneros discursivos como parte de situações autênticas de uso da língua.
Downloads
Referências
______. Estética da Criação Verbal. 3. ed. (Trad. a partir do francês Maria Hermantina Galvão). São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARROS, D. L. P. “Contribuições de Bakhtin às teorias do texto e do discurso”. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (Org.). Diálogos com Bakhtin. 3. ed.
Curitiba: UFPR, 2001.
BAZERMAN, C. “Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas”. (Trad. Judith Chambliss Hoffnagel e
Ana Regina Vieira). In: DIONISIO, P. D.; HOFFNAGEL, J. C. (Org.). Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. São Paulo: Cortez, 2005.
______. A vida do gênero, a vida na sala de aula. (Trad. Ana Regina Vieira e Judith Chambliss Hoffnagel). In: HOFFNAGEL, J. C.; DIONISIO, P. D. (Org.). Gênero,
Agência e Escrita. São Paulo, Cortez, 2006.
BONINI, A. Veículo de comunicação e gênero textual: noções conflitantes. D.E.L.T.A.. São Paulo, V. 19. n. 1, pp. 65-89, 2001.
BRAIT, B. “O discurso sob o olhar de Bakhtin”. In: GREGOLIN, M. R.; BARONAS, R. (Org.). Análise do Discurso: as materialidades do sentido. São Paulo: Claraluz,
2001.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de Língua Portuguesa para o 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília,
MEC/SEF, 1998.
BROWN, J. S.; COLLINS, A; DUGUID, P. Situaded cognition and the culture of learning. Educational Researcher. V. 18, n. 1 (Jan. – Feb), pp. 32-42, 1998.
BROWN, J. S.; DUGUID, P. Stolen knowledge: situated learning perspectives. Educational Technology Publications, 1996, pp. 47-56. Disponível em: http://
www.sociallifeofinformation.com/Stolen_Knowledge.htm. Acesso em 15 mar. 2006.
CLARK, H. H. Using Language. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1996.
CEREJA, R. W.; MAGALHÃES, T. C. Texto e Interação: uma Proposta de Produção Textual a partir de Gêneros e Projetos. São Paulo: Atual, 2005.
FARACO, C. A.; CASTRO, G. Por uma teoria linguística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como um pouquinho de gramática nem sempre é bom).
Educar em Revista. Curitiba, V. 15, pp. 179-194, 2000. Disponível em http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_15/faraco_castro.pdf. Acesso em: 20 mar. 2006.
FARACO, C. A. Linguagem e Diálogo: as Ideias Linguísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003.
MARCUSCHI, L. A. O papel da linguística no ensino de línguas. Investigações: Linguística e Teoria Literária. Recife, V. 13/14, p. 187-218, 2001.
PARENTE, I. C.; COSTA, M. H. A. “Leitura como fruição e gênero como interação”. In: PONTES, A. L.; COSTA, M. A. R. Ensino de Língua Materna na Perspectiva do Discurso: uma Contribuição para o Professor. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2008.
POSSENTI, S. “Intervindo nas leituras de Bakhtin”. In: FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as Ideias Linguísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003.
SEMIN, G. R.; SMITH, E. R. Interfaces of social psychology with situated and embodied cognition. Cognitive Systems Research. 3, pp. 385-396, 2002.
SHOTTER, J. Must we 'work out' how to act jointly?. Theory and Psychology. 9, pp. 29-133, 1999.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as Muitas Facetas. GT Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª. Reunião Anual da ANPED. Poços de Caldas, outubro de 2003. Disponível em http://www.anped.org.br/26/outrostextos/semagdasoares.doc. Acesso em: 28 fev. 2006.
VARELA, F. J. Conocer. Barcelona: Gedisa, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Maria Helenice de Araújo Costa, UECE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).