Linguagem como Interlocução e Aprendizagem como Cognição Situada
Keywords:
ensino, língua materna, dialogismo, gêneros, cognição situadaAbstract
As orientações atuais para o ensino de língua materna, apoiadas nas teorias da enunciação e do discurso, tomam como pressuposto básico a noção de linguagem como interação. Neste artigo, relacionamos o dialogismo bakhtiniano, que fundamenta a maioria dessas teorias, e o ponto de vista da cognição situada. A partir da análise de atividades voltadas para o ensino de gênero, assumimos o princípio de que a aprendizagem dos conceitos inclui as atividades, o contexto e a cultura em que tais conceitos se desenvolvem. Concluímos, então, que é importante se enfocarem os gêneros discursivos como parte de situações autênticas de uso da língua.
Downloads
References
______. Estética da Criação Verbal. 3. ed. (Trad. a partir do francês Maria Hermantina Galvão). São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARROS, D. L. P. “Contribuições de Bakhtin às teorias do texto e do discurso”. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (Org.). Diálogos com Bakhtin. 3. ed.
Curitiba: UFPR, 2001.
BAZERMAN, C. “Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas”. (Trad. Judith Chambliss Hoffnagel e
Ana Regina Vieira). In: DIONISIO, P. D.; HOFFNAGEL, J. C. (Org.). Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. São Paulo: Cortez, 2005.
______. A vida do gênero, a vida na sala de aula. (Trad. Ana Regina Vieira e Judith Chambliss Hoffnagel). In: HOFFNAGEL, J. C.; DIONISIO, P. D. (Org.). Gênero,
Agência e Escrita. São Paulo, Cortez, 2006.
BONINI, A. Veículo de comunicação e gênero textual: noções conflitantes. D.E.L.T.A.. São Paulo, V. 19. n. 1, pp. 65-89, 2001.
BRAIT, B. “O discurso sob o olhar de Bakhtin”. In: GREGOLIN, M. R.; BARONAS, R. (Org.). Análise do Discurso: as materialidades do sentido. São Paulo: Claraluz,
2001.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de Língua Portuguesa para o 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília,
MEC/SEF, 1998.
BROWN, J. S.; COLLINS, A; DUGUID, P. Situaded cognition and the culture of learning. Educational Researcher. V. 18, n. 1 (Jan. – Feb), pp. 32-42, 1998.
BROWN, J. S.; DUGUID, P. Stolen knowledge: situated learning perspectives. Educational Technology Publications, 1996, pp. 47-56. Disponível em: http://
www.sociallifeofinformation.com/Stolen_Knowledge.htm. Acesso em 15 mar. 2006.
CLARK, H. H. Using Language. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1996.
CEREJA, R. W.; MAGALHÃES, T. C. Texto e Interação: uma Proposta de Produção Textual a partir de Gêneros e Projetos. São Paulo: Atual, 2005.
FARACO, C. A.; CASTRO, G. Por uma teoria linguística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como um pouquinho de gramática nem sempre é bom).
Educar em Revista. Curitiba, V. 15, pp. 179-194, 2000. Disponível em http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_15/faraco_castro.pdf. Acesso em: 20 mar. 2006.
FARACO, C. A. Linguagem e Diálogo: as Ideias Linguísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003.
MARCUSCHI, L. A. O papel da linguística no ensino de línguas. Investigações: Linguística e Teoria Literária. Recife, V. 13/14, p. 187-218, 2001.
PARENTE, I. C.; COSTA, M. H. A. “Leitura como fruição e gênero como interação”. In: PONTES, A. L.; COSTA, M. A. R. Ensino de Língua Materna na Perspectiva do Discurso: uma Contribuição para o Professor. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2008.
POSSENTI, S. “Intervindo nas leituras de Bakhtin”. In: FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as Ideias Linguísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003.
SEMIN, G. R.; SMITH, E. R. Interfaces of social psychology with situated and embodied cognition. Cognitive Systems Research. 3, pp. 385-396, 2002.
SHOTTER, J. Must we 'work out' how to act jointly?. Theory and Psychology. 9, pp. 29-133, 1999.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as Muitas Facetas. GT Alfabetização, Leitura e Escrita, durante a 26ª. Reunião Anual da ANPED. Poços de Caldas, outubro de 2003. Disponível em http://www.anped.org.br/26/outrostextos/semagdasoares.doc. Acesso em: 28 fev. 2006.
VARELA, F. J. Conocer. Barcelona: Gedisa, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Maria Helenice de Araújo Costa, UECE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).