DIMENSÕES ENSINÁVEIS DA QUADRA POPULAR

Autores

  • Wildman dos Santos Cestari, SEED Taubaté-SP
  • Miriam Bauab Puzzo, UNITAU

Palavras-chave:

Gênero Discursivo, Leitura, Quadra Popular

Resumo

O tema central desta pesquisa é o estudo do gênero discursivo, como recurso pedagógico, para subsidiar futuros trabalhos de leitura na escola. Mais especificamente, delimita-se à leitura de quadras populares por alunos nas aulas de Língua Portuguesa. De modo geral, objetiva a fornecer subsídios
para leitura de quadra popular na escola. Especificamente, prende-se a caracterizar a quadra popular, a fim de propor um quadro com suas dimensões ensináveis que possam servir para o desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos nas aulas de Língua Portuguesa. Metodologicamente, trata-se
de uma pesquisa bibliográfica que descreve qualitativamente o corpus delimitado. Esta pesquisa fundamenta-se nos princípios conceituais da teoria de Bakhtin e seu Círculo, principalmente, na concepção dialógica da linguagem e nos conceitos de gêneros do discurso. Os resultados mostram que caracterizar o gênero em função de aspectos discursivos, sociocomunicativos e das condições de produção, circulação e recepção são essenciais para compreensão da funcionalidade social do gênero pelos alunos. Conclui-se, portanto, que explorações dessa natureza acabam, com certeza, contribuindo para uma interação mais competente do aluno tanto no universo social da escola como no da vida.

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Publicado

2019-08-22

Como Citar

CESTARI, W. dos S.; PUZZO, M. B. DIMENSÕES ENSINÁVEIS DA QUADRA POPULAR. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 99–112, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1581. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

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Artigos