DIMENSÕES ENSINÁVEIS DA QUADRA POPULAR
Mots-clés :
Gênero Discursivo, Leitura, Quadra PopularRésumé
O tema central desta pesquisa é o estudo do gênero discursivo, como recurso pedagógico, para subsidiar futuros trabalhos de leitura na escola. Mais especificamente, delimita-se à leitura de quadras populares por alunos nas aulas de Língua Portuguesa. De modo geral, objetiva a fornecer subsídios
para leitura de quadra popular na escola. Especificamente, prende-se a caracterizar a quadra popular, a fim de propor um quadro com suas dimensões ensináveis que possam servir para o desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos nas aulas de Língua Portuguesa. Metodologicamente, trata-se
de uma pesquisa bibliográfica que descreve qualitativamente o corpus delimitado. Esta pesquisa fundamenta-se nos princípios conceituais da teoria de Bakhtin e seu Círculo, principalmente, na concepção dialógica da linguagem e nos conceitos de gêneros do discurso. Os resultados mostram que caracterizar o gênero em função de aspectos discursivos, sociocomunicativos e das condições de produção, circulação e recepção são essenciais para compreensão da funcionalidade social do gênero pelos alunos. Conclui-se, portanto, que explorações dessa natureza acabam, com certeza, contribuindo para uma interação mais competente do aluno tanto no universo social da escola como no da vida.
Téléchargements
Références
AMORIM, M. Cronotopo e exotopia. In: BETH BRAIT (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 4. p. 95-114.
ASCENSO, Ferreira. “Bumba-meu-boi”. In: O maracatu, presépios e pastoris e o bumba-meu-boi; ensaios folclóricos. Recife, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, DSE/Departamento de Cultura, 1986.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini et al. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
______. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
______. VOLOSHÍNOV, V. N. [1926]. Discurso na vida e discurso na arte (sobre poética sociológica). Trad. de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. (mimeo).
BRAIT, B. Estilo. In: BETH BRAIT (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. Contexto: São Paulo, 2012. cap. 4. p. 79-102.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHEIRO, M. T. Segredos do bom trovar. São Paulo: João Scortecci Editora, 1989.
CASCUDO, L. da Câmara. Vaqueiros e cantadores para jovens. 2. ed. São Paulo: Gaia, 2010.
CEREJA, W. Significação e tema. In: BETH BRAIT (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 12. p. 201-220.
CÔRTES, P.; LESSA, B. Manual de danças gaúchas. São Paulo: Irmãos Vitale, 1955.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. 13. ed. São Paulo: Ática, 2004.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Revista do Gelne. Natal, v. 14, n. 1/2, p. 145 a 164, 2012. Disponível em: <http://www.gelne.org.br>. Acesso em: 25 out. 2014.
_____. Procedimentos para estudo de gêneros discursivos da escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, INSS 1806-275X, 2006.
MACHADO, Irene. Os gêneros do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8. p. 151-166.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Wildman dos Santos Cestari, SEED Taubaté-SP, Miriam Bauab Puzzo, UNITAU 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).