DIMENSÕES ENSINÁVEIS DA QUADRA POPULAR

Auteurs

  • Wildman dos Santos Cestari
  • Miriam Bauab Puzzo

Mots-clés :

Gênero Discursivo, Leitura, Quadra Popular

Résumé

O tema central desta pesquisa é o estudo do gênero discursivo, como recurso pedagógico, para subsidiar futuros trabalhos de leitura na escola. Mais especificamente, delimita-se à leitura de quadras populares por alunos nas aulas de Língua Portuguesa. De modo geral, objetiva a fornecer subsídios
para leitura de quadra popular na escola. Especificamente, prende-se a caracterizar a quadra popular, a fim de propor um quadro com suas dimensões ensináveis que possam servir para o desenvolvimento de habilidades de leitura de alunos nas aulas de Língua Portuguesa. Metodologicamente, trata-se
de uma pesquisa bibliográfica que descreve qualitativamente o corpus delimitado. Esta pesquisa fundamenta-se nos princípios conceituais da teoria de Bakhtin e seu Círculo, principalmente, na concepção dialógica da linguagem e nos conceitos de gêneros do discurso. Os resultados mostram que caracterizar o gênero em função de aspectos discursivos, sociocomunicativos e das condições de produção, circulação e recepção são essenciais para compreensão da funcionalidade social do gênero pelos alunos. Conclui-se, portanto, que explorações dessa natureza acabam, com certeza, contribuindo para uma interação mais competente do aluno tanto no universo social da escola como no da vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMARAL, Amadeu. Tradições populares. 2ª. ed. São Paulo: Hucitec, 1976.
AMORIM, M. Cronotopo e exotopia. In: BETH BRAIT (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 4. p. 95-114.
ASCENSO, Ferreira. “Bumba-meu-boi”. In: O maracatu, presépios e pastoris e o bumba-meu-boi; ensaios folclóricos. Recife, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, DSE/Departamento de Cultura, 1986.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini et al. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
______. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
______. VOLOSHÍNOV, V. N. [1926]. Discurso na vida e discurso na arte (sobre poética sociológica). Trad. de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. (mimeo).
BRAIT, B. Estilo. In: BETH BRAIT (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. Contexto: São Paulo, 2012. cap. 4. p. 79-102.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHEIRO, M. T. Segredos do bom trovar. São Paulo: João Scortecci Editora, 1989.
CASCUDO, L. da Câmara. Vaqueiros e cantadores para jovens. 2. ed. São Paulo: Gaia, 2010.
CEREJA, W. Significação e tema. In: BETH BRAIT (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 12. p. 201-220.
CÔRTES, P.; LESSA, B. Manual de danças gaúchas. São Paulo: Irmãos Vitale, 1955.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. 13. ed. São Paulo: Ática, 2004.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Revista do Gelne. Natal, v. 14, n. 1/2, p. 145 a 164, 2012. Disponível em: <http://www.gelne.org.br>. Acesso em: 25 out. 2014.
_____. Procedimentos para estudo de gêneros discursivos da escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, INSS 1806-275X, 2006.
MACHADO, Irene. Os gêneros do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012. cap. 8. p. 151-166.

Téléchargements

Publiée

2019-08-22

Comment citer

CESTARI, W. dos S.; PUZZO, M. B. DIMENSÕES ENSINÁVEIS DA QUADRA POPULAR. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 99–112, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1581. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Des articles