(IN)VISIBILIDADE DA LÍNGUA ESPANHOLA NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÈDIO DE CURITIBA A PARTIR DA INTERAÇÃO E ANÁLISE DE ANÚNCIOS TELEVISIVOS BRASILEIROS
Palavras-chave:
Discurso, Língua espanhola, Anúncios publicitários televisivos, Análise de Discurso Francesa, Círculo de BakhtinResumo
Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou a percepção de estudantes de ensino médio acerca do discurso engraçado, irônico ou pejorativo sobre a língua espanhola veiculado em anúncios publicitários televisivos do Brasil. Para tanto, considerou-se o contexto de ensino e aprendizagem do idioma para estudantes de ensino médio e a reunião de um número expressivo de filmes publicitários com o uso ou a citação da língua com determinada abordagem. As perspectivas teóricas que fundamentaram o estudo foram a Análise do Discurso Francesa e das teorias enunciativas do Círculo de Bakhtin, além das contribuições dos teóricos da comunicação, a saber: Machado e Martín-Barbero. O objetivo final da pesquisa foi analisar como os discursos presentes na dispersão de enunciados selecionados eram percebidos pelos estudantes e qual sua ressonância nesses sujeitos. A problematização ocorreu a partir de duas fontes de investigação: 1. Anúncios publicitários (dezessete anúncios publicitários televisivos) e 2. O discurso de estudantes de ensino médio sobre a língua, expresso nos enunciados que foram dados como resposta a dois instrumentos de colhimento de dados: questionário e atividade perceptiva. A coleta dos dados destes dados aconteceu em seis escolas estaduais do município de Curitiba, Paraná, através da aplicação de questionários para 868 estudantes e da execução das atividades perceptivas para 109 alunos. Dentre os principais resultados obtidos, encontra-se a constatação de uma significativa invisibilidade em relação ao idioma espanhol e seus referentes culturais por parte dos discentes de ensino médio, principalmente no primeiro ano de estudo dessa língua estrangeira. Em nossa análise foi possível perceber que o aluno não identifica a referência à língua espanhola ou às culturas hispânicas nos anúncios, tampouco demonstra conhecer elementos culturais de que as identificam. Da mesma forma, foi possível constatar o desconhecimento geral dos alunos de Ensino Médio sobre a lei 11.161, que regulava a oferta obrigatória do idioma como componente curricular entre 2005 e 2016.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Deise Cristina de Lima Picanço, Regiane Pinheiro Dionísio Porrua
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).