Percepções de alunos com deficiência intelectual no ensino remoto

Reflexões sobre a linguagem

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4370

Mots-clés :

Inclusão, Deficiência intelectual, Estudo de contexto, Estratégias pedagógicas, Dificuldades de leitura e escrita

Résumé

O ensino remoto adotado em decorrência do advento da pandemia do novo coronavírus levou instituições escolares a repensarem suas práticas pedagógicas. No tocante ao ensino de pessoas com deficiência intelectual (DI), tendo em vista que suas dificuldades vivenciadas no cotidiano escolar podem ser potencializadas, a utilização de estratégias pedagógicas alternativas para promover a inclusão torna-se fundamental. Dessa maneira, este estudo apresentou um panorama da realidade de dois alunos com DI em relação às suas dificuldades, adaptações pedagógicas e apoio familiar para os seus estudos. Para tanto, foi realizado um estudo de contexto no intuito de fazer um levantamento das percepções desses estudantes sobre sua aprendizagem a fim de propor possíveis ações inclusivas frente ao ensino remoto. Além disso, uma estudante foi acompanhada ao longo de toda uma disciplina, levando-se em consideração os dados obtidos com a realização do estudo de contexto. Verificamos que as principais dificuldades encontradas pelos alunos eram relacionadas às habilidades de leitura e escrita e que esses entraves podem ser sanados a partir de um acompanhamento contínuo, bem como através da utilização de abordagens metodológicas diversificadas, priorizando o uso de imagens. Constatamos que um olhar diferenciado pelo professor e um diálogo constante com o aluno com DI desempenham um papel primordial para a efetivação da sua inclusão, oportunizando-se novas formas de apropriação dos conhecimentos e garantindo um ensino que atenda às suas necessidades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Leonardo Rafael Medeiros, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professor Efetivo no IFRN campus Ipanguaçu. Mestre em Ecologia pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia da UFRN. Desenvolve pesquisas na área de Educação Inclusiva, Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase interdisciplinar, Educação Ambiental e Análise Ambiental, e atua como coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFRN, Campus Ipanguaçu.

Publiée

2021-01-22

Comment citer

MEDEIROS, L. R.; TAVARES, L. R. Percepções de alunos com deficiência intelectual no ensino remoto: Reflexões sobre a linguagem. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 150–171, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4370. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4370. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Des articles