Percepções de alunos com deficiência intelectual no ensino remoto
Reflexões sobre a linguagem
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4370Mots-clés :
Inclusão, Deficiência intelectual, Estudo de contexto, Estratégias pedagógicas, Dificuldades de leitura e escritaRésumé
O ensino remoto adotado em decorrência do advento da pandemia do novo coronavírus levou instituições escolares a repensarem suas práticas pedagógicas. No tocante ao ensino de pessoas com deficiência intelectual (DI), tendo em vista que suas dificuldades vivenciadas no cotidiano escolar podem ser potencializadas, a utilização de estratégias pedagógicas alternativas para promover a inclusão torna-se fundamental. Dessa maneira, este estudo apresentou um panorama da realidade de dois alunos com DI em relação às suas dificuldades, adaptações pedagógicas e apoio familiar para os seus estudos. Para tanto, foi realizado um estudo de contexto no intuito de fazer um levantamento das percepções desses estudantes sobre sua aprendizagem a fim de propor possíveis ações inclusivas frente ao ensino remoto. Além disso, uma estudante foi acompanhada ao longo de toda uma disciplina, levando-se em consideração os dados obtidos com a realização do estudo de contexto. Verificamos que as principais dificuldades encontradas pelos alunos eram relacionadas às habilidades de leitura e escrita e que esses entraves podem ser sanados a partir de um acompanhamento contínuo, bem como através da utilização de abordagens metodológicas diversificadas, priorizando o uso de imagens. Constatamos que um olhar diferenciado pelo professor e um diálogo constante com o aluno com DI desempenham um papel primordial para a efetivação da sua inclusão, oportunizando-se novas formas de apropriação dos conhecimentos e garantindo um ensino que atenda às suas necessidades.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).