O ingresso na prática docente dos letramentos sociais

Caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4323

Mots-clés :

Letramentos sociais, Etnografia educacional, PIBID/Língua Portuguesa

Résumé

O presente artigo discute uma proposta de letramento desenvolvida no PIBID, área de Letras/Português, a partir de um olhar etnográfico. Destacam-se a descrição e a reflexão das experiências dos bolsistas em um duplo processo: o primeiro diz respeito à formação do leitor-bolsista (re) construída por meio da narrativa autobiográfica e o segundo refere-se à construção da prática docente no processo de desenvolvimento da proposta de letramento na escola. Constituem-se como suporte teórico-metodológico deste estudo a Etnografia Educacional (ERICKSON, 1986; 1984) articulada a abordagens sociais para o trabalho com os letramentos – Novos Estudos do Letramento (STREET, 2014); Pedagogia dos Multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012) e Pedagogia Transmídia (PEREIRA & GOMES, 2019). Os resultados apresentados nos revelam a necessidade de enfrentamento dos problemas dos (não) letramentos sem ocultar a realidade local de desigualdade social de muitas das escolas públicas do país e confirmam a abordagem teórico-metodológica da Etnografia Educacional como um caminho para o trabalho com a leitura. Revelam ainda que o uso das tecnologias, incluindo a digital, pode ser uma solução para oferecer aos alunos acesso às obras literárias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AMORIM, M. “Para uma filosofia do ato: ´válido e inserido no contexto´.” In. BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra.4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 468.

ERICSON, F. Qualitative methods in reseach on teching. In: WITTROCK, M. C. (Org.). Handbook of research on teaching. New York: MacMillan, 1986. p. 119-161.

_________. What makes school ethnography ‘ethnography’? Anthropology and education quarterly. v. 15, nº 1. Spring, pp. 55-66, 1984.

FRITZEN, M. e LUCENA, M. (Orgs.). O olhar da etnografia em contextos educacionais: interpretando práticas de linguagem. Blumenau: Edifurb, 2012. p. 187.

GRUPO DE NOVA LONDRES. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures, In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Orgs.). Multiliteracies – Literacies Learning and the Design of Social Futures. New Yourk: Routledge, 2006 [1996], pp. 9-37.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009. 204.

KINCHELOE, J. L.; McLAREN, P. Repensando a Teoria Crítica e a Pesquisa Qualitativa. In. DENZIN, N. e LINCOLN Y. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 281-314.

OLIVEIRA, A. 2013. Etnografia e pesquisa educacional: por uma descrição densa da educação. Educação UNISIN, v. 17, p. 271-280.

PEREIRA, A.S.; GOMES, L.F. Pedagogia transmídia na educação básica: um projeto de letramento no PIBID sob o enfoque dialógico-discursivo. In: AZEVEDO, I. C. M. de; COSTA, R.F. (Orgs.). Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas. São Paulo: Blucher, 2019. p. 225-248. Disponível em: <https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9788580394085-443/list#undefined>. Acesso em: 25 nov. 2019.

ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.p. 261.

STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014. p. 237.

THE NEW LONDON GROUP. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. 1996. Disponível em: <http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf>Último acesso em: 02 jun. 2018.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2017. p. 96.

WINKIN, Y. A nova comunicação: da teoria ao trabalho de campo. Trad. Roberto Leal Ferreira, Campinas, SP: Papirus, 1998. p. 219.

Publiée

2021-01-22

Comment citer

PEREIRA, A. da S. O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: Caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 260–279, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4323. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4323. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Des articles