A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Mots-clés :
Poesia Erótica, Leitor, Formação LiteráriaRésumé
Este trabalho tem como proposta estudar a poesia de temática erótica como instrumento de formação na experiência leitora do indivíduo, pelo viés da literatura de autoria feminina. A poesia é um gênero literário que alia as subjetividades e o mundo em vários planos, a partir de enfrentamentos, confrontos e apelos advindos do próprio interior. O eu poético entra em sintonia com a realidade, desenvolvendo uma interação entre o leitor e o texto. Assim sendo, pretendemos analisar a poesia erótica como um campo de conhecimento que abre espaço para algumas discussões sobre erotismo, corpo, desejo feminino, promovendo novas perspectivas na formação e na transformação do leitor literário. Tal poesia tem sido motivo de estudos, em diálogo com outras áreas do saber (mitologia, antropologia, psicanálise, filosofia), e também motivado uma inter-relação entre professores e alunos. Utilizaremos a poesia como meio de formação literária, buscando a reconfiguração dos sentidos pelo prazer que o texto literário propõe, visando, sobretudo sua linguagem eivada de significados. Para tanto, utilizaremos os estudos de Barthes (2004), Joachim (2012) e Kefalás (2012), que imprimem na literatura a marca representativa que integra todos os tipos de discursos e que se tornou um espaço interdisciplinar de conhecimento para todas as formações e áreas.
Téléchargements
Références
BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: L & PM, 1987.
CASTELLO BRANCO, Lúcia. O que é erotismo. São Paulo: Brasiliense, 1984. (Coleção primeiros passos).
______. Eros travestido: um estudo do erotismo no realismo burguês brasileiro. Belo Horizonte: UFMG, 1985.
CUNHA, Diva. Coração de lata. Natal: Amarela, 1996.
FAROS, Filoteo. A natureza de Eros. São Paulo: Paulus, 1998.
JOACHIM, Sébastien. Novos aspectos da leitura. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
KEFALÁS, Eliana. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção formação de professores). Literatura e formação de leitores / Hélder Pinheiro, Jaquelânia Aristides Pereira, Maria Valdênia da Silva e Miguel Leocádio Araújo Neto (Orgs.). Campina Grande: Bagagem, 2008.
MACHADO, Gilka. Poesias Completas. Rio de Janeiro: Leo Christiano Editorial: FUNARJ, 1991.
MEDEIROS, Martha. Poesia reunida. Porto Alegre: L&PM, 2010.
MOSER, Antonio. O enigma da esfinge: a sexualidade. Petrópolis: Vozes, 2001.
PAZ, Octávio. A dupla chama: amor e erotismo. Trad. Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano,1994.
PRADO, Adélia. Bagagem. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
RUIZ, Alice. Pelos pelos. São Paulo: Brasiliense, 1984.
SAVARY, Olga. Carne viva; primeira antologia brasileira de poemas eróticos. Rio de Janeiro: Anima, 1984.
______. Magma. São Paulo: Massao Ohno – Roswitha Kempf, 1982. SOARES, Angélica. A paixão emancipatória: vozes femininas da liberação do erotismo na poesia brasileira. Rio de Janeiro: DIFEL, 1999.
XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2007.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria do Socorro Pinheiro 1969
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).