A POESIA ERÓTICA NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
Keywords:
Poesia Erótica, Leitor, Formação LiteráriaAbstract
Este trabalho tem como proposta estudar a poesia de temática erótica como instrumento de formação na experiência leitora do indivíduo, pelo viés da literatura de autoria feminina. A poesia é um gênero literário que alia as subjetividades e o mundo em vários planos, a partir de enfrentamentos, confrontos e apelos advindos do próprio interior. O eu poético entra em sintonia com a realidade, desenvolvendo uma interação entre o leitor e o texto. Assim sendo, pretendemos analisar a poesia erótica como um campo de conhecimento que abre espaço para algumas discussões sobre erotismo, corpo, desejo feminino, promovendo novas perspectivas na formação e na transformação do leitor literário. Tal poesia tem sido motivo de estudos, em diálogo com outras áreas do saber (mitologia, antropologia, psicanálise, filosofia), e também motivado uma inter-relação entre professores e alunos. Utilizaremos a poesia como meio de formação literária, buscando a reconfiguração dos sentidos pelo prazer que o texto literário propõe, visando, sobretudo sua linguagem eivada de significados. Para tanto, utilizaremos os estudos de Barthes (2004), Joachim (2012) e Kefalás (2012), que imprimem na literatura a marca representativa que integra todos os tipos de discursos e que se tornou um espaço interdisciplinar de conhecimento para todas as formações e áreas.
Downloads
References
BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: L & PM, 1987.
CASTELLO BRANCO, Lúcia. O que é erotismo. São Paulo: Brasiliense, 1984. (Coleção primeiros passos).
______. Eros travestido: um estudo do erotismo no realismo burguês brasileiro. Belo Horizonte: UFMG, 1985.
CUNHA, Diva. Coração de lata. Natal: Amarela, 1996.
FAROS, Filoteo. A natureza de Eros. São Paulo: Paulus, 1998.
JOACHIM, Sébastien. Novos aspectos da leitura. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.
KEFALÁS, Eliana. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção formação de professores). Literatura e formação de leitores / Hélder Pinheiro, Jaquelânia Aristides Pereira, Maria Valdênia da Silva e Miguel Leocádio Araújo Neto (Orgs.). Campina Grande: Bagagem, 2008.
MACHADO, Gilka. Poesias Completas. Rio de Janeiro: Leo Christiano Editorial: FUNARJ, 1991.
MEDEIROS, Martha. Poesia reunida. Porto Alegre: L&PM, 2010.
MOSER, Antonio. O enigma da esfinge: a sexualidade. Petrópolis: Vozes, 2001.
PAZ, Octávio. A dupla chama: amor e erotismo. Trad. Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano,1994.
PRADO, Adélia. Bagagem. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
RUIZ, Alice. Pelos pelos. São Paulo: Brasiliense, 1984.
SAVARY, Olga. Carne viva; primeira antologia brasileira de poemas eróticos. Rio de Janeiro: Anima, 1984.
______. Magma. São Paulo: Massao Ohno – Roswitha Kempf, 1982. SOARES, Angélica. A paixão emancipatória: vozes femininas da liberação do erotismo na poesia brasileira. Rio de Janeiro: DIFEL, 1999.
XAVIER, Elódia. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2007.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1969 Maria do Socorro Pinheiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).