A questão do “Artigo” em Gramáticas Iberoamericanas do Período Colonial
Mots-clés :
artigo, contexto colonial iberoamericano, historiografia linguísticaRésumé
Este artigo tem o objetivo de reconstruir parte da história da categoria “artigo” em gramáticas do contexto colonial iberoamericano. Nossa proposta vincula-se a uma outra, mais ampla (cf. ALTMAN e COELHO 2006-2009), que procura reconstruir a história da terminologia empregada em descrições gramaticais do português, do espanhol, do quéchua, do quimbundo, do kiriri, do tupi e do japonês, partindo do princípio de que a análise contextualizada da metalinguagem é um instrumento imprescindível para se capturar a diversidade de conceitos e de técnicas desenvolvidas ao longo do tempo para lidar com as línguas. Em nossa análise, encontramos uma mudança relevante na definição e na aplicação desse metartermo, operada pelas gramáticas jesuíticas.
Téléchargements
Références
ANCHIETA, J. de. Arte de Grammatica da Lingoa mais Usada na Costa do Brasil. Feito pelo padre Joseph de Anchieta. 1ª ed. Coimbra: Per Antonio de Mariz,
1595.
ANÔNIMO. Grammatica da Lingua Geral do Brazil. Com hum Diccionario dos Vocábulos mais Usuaes para a Intelligencia da Dita Lingua. Coimbra: Universidade de Coimbra, Códice 69, s/ data (ms. inédito).
AUROUX, S. A Revolução Tecnológica da Gramatização. (Trad. Eni Puccinelli Orlandi). Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
BARROS, J. de. Grammatica da Lingua Portugueza. Lisboa: Olyssiponne. Apud Ludouicum Totorigiu Typographum, 1540.
DIAS, P. Arte da Lingua de Angola, Oeferecida(sic) a Virgem Senhora n do Rosario, May, & Senhora dos Mesmos Pretos. Lisboa: Officina de Miguel
Deslandes, 1697.
FIGUEIRA, L. Arte da Lingva Brazilica. Lisboa: Manuel da Silva, 1621.
MAMIANI, L. V. R. Arte de Grammatica da Lingua Brasilica da Naçam Kiriri. Rio de Janeiro: Central de Brown & Evaristo, 1877[1699].
NEBRIJA, E. A. de. Gramática Castellana. España, Madrid: Fundación Antonio de Nebrija, 1992 [1492].
NEVES, M. H. de M. “A gramática dos gregos – Dionísio o Trácio”. A Gramática: História, Teoria e Análise, Ensino. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
OLIVEIRA, F. Grammatica da Lingoagem Portugueza. Lisboa: Casa de Germão Galharde, 1536.
REY-DEBOVE, J. “Données Elementaires sur le métalangage”. Le Métalangage. Collection L’ordre des mots. Paris: Le Robert, 1978.
SWIGGERS, P. Histoire de la Pensée Linquistique. Paris: PUF,1997.
_____. Le métalangage de la Linguistique. Réflexions à propos de la terminologie et de la terminografie linguistiques. Revista do GEL, n. 7.2, pp. 2-29, 2010. Disponível em www.gel.org.br/revistadogel; acesso em março de 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Olga Ferreira Coelho, USP, Stela Maris Detregiacchi Gabriel Danna, USP 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).