CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS
Mots-clés :
Contexto, Ensino, Língua Portuguesa, Identidade, RibeiroRésumé
O presente trabalho procura discutir a relação ente contexto, identidade e ensino da língua portuguesa em região ribeira amazônica, buscando enfatizar uma postura pedagógica que leve em consideração, principalmente, o educando e o seu meio social, ao dar maior visibilidade à identidade cultural daquela região, a partir de uma perspectiva interacionista. Para isso, percebe-se a necessária ruptura com o rótulo escolar de disciplina para o estabelecimento de uma consciência do papel social da língua. Percebeu-se ainda que essas novas práticas pedagógicas podem gerar conflitos entre uma série de interesses que advêm sobretudo da classe dominante e a desejada transformação do ensino. Os percursos estabelecidos nesse estudo têm como fundamento a Teoria Dialógica da Comunicação, de Paulo Freire, o qual parte do princípio de que a comunicação transforma os seres humanos em sujeitos de suas ações; e as teorias dos Estudos Culturais, as quais identificam o ser humano como um ser em constante mobilidade.
Téléchargements
Références
ASSIS, Rosa. A fala caboca em Passagem dos Inocentes. Belém: UNAMA, 2002.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myrian Ávila, Eliana L. de L. Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, Departamento de Políticas Educacionais. Brasília/MEC/SEF, 1997.
CUCHE, Dênys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2 ed. Tradução Viviane Ribeiro. BauruSP: EDUSC, 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM (1998 - versão eletrônica). In: NICOLA, José de. Português: Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2005.
FERRAZ, Janaína de A., VIEIRA, Josenias A., BOU MAROUN, Cristiane R.G., ROCHA. Harrison da. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis: Vozes, 2007.
FERREIRO, Emília. Tradução Horácio Gonzales. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez,1995.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no College de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1994.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik; tradução Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
PACHECO, Agenor Sarraf. A morte dos Habitares Míticos. In: O Liberal. Belém, Caderno Atualidades, 12 mar. 2010.
PEREIRA, Edir Augusto Dias. Do literário ao identitário: espaço e tempo nas representações da Amazônia ribeirinha. In: LOPES, Luiz Paulo de Moita; BASTOS, Liliana Cabral (orgs.). Para além da identidade, fluxos, movimentos e trânsitos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010 (p. 181-202).
SAMPAIO, Cenira Almeida. In: O campo comunicacional: aspectos teóricos e epistemológicos. Mestrado em Comunicação, linguagens e cultura, na Universidade da Amazônia. Belém: UNAMA, 2010.
SOARES, Magda. Português – uma proposta para o letramento (6º ano). São Paulo: Moderna, 2009.
YUNES, Eliana; PONDÉ, Glória. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ivânia dos Santos Neves, José Maria Damasceno Ferreira, Carla Soares Pereira 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).