CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS

Authors

  • Ivânia dos Santos Neves UFPA
  • José Maria Damasceno Ferreira I COMAR/ETRB
  • Carla Soares Pereira I COMAR/ETRB

Keywords:

Contexto, Ensino, Língua Portuguesa, Identidade, Ribeiro

Abstract

O presente trabalho procura discutir a relação ente contexto, identidade e ensino da língua portuguesa em região ribeira amazônica, buscando enfatizar uma postura pedagógica que leve em consideração, principalmente, o educando e o seu meio social, ao dar maior visibilidade à identidade cultural daquela região, a partir de uma perspectiva interacionista. Para isso, percebe-se a necessária ruptura com o rótulo escolar de disciplina para o estabelecimento de uma consciência do papel social da língua. Percebeu-se ainda que essas novas práticas pedagógicas podem gerar conflitos entre uma série de interesses que advêm sobretudo da classe dominante e a desejada transformação do ensino. Os percursos estabelecidos nesse estudo têm como fundamento a Teoria Dialógica da Comunicação, de Paulo Freire, o qual parte do princípio de que a comunicação transforma os seres humanos em sujeitos de suas ações; e as teorias dos Estudos Culturais, as quais identificam o ser humano como um ser em constante mobilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ASSIS, Rosa. A fala caboca em Passagem dos Inocentes. Belém: UNAMA, 2002.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myrian Ávila, Eliana L. de L. Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, Departamento de Políticas Educacionais. Brasília/MEC/SEF, 1997.
CUCHE, Dênys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2 ed. Tradução Viviane Ribeiro. BauruSP: EDUSC, 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM (1998 - versão eletrônica). In: NICOLA, José de. Português: Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2005.
FERRAZ, Janaína de A., VIEIRA, Josenias A., BOU MAROUN, Cristiane R.G., ROCHA. Harrison da. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis: Vozes, 2007.
FERREIRO, Emília. Tradução Horácio Gonzales. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez,1995.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no College de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1994.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik; tradução Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
PACHECO, Agenor Sarraf. A morte dos Habitares Míticos. In: O Liberal. Belém, Caderno Atualidades, 12 mar. 2010.
PEREIRA, Edir Augusto Dias. Do literário ao identitário: espaço e tempo nas representações da Amazônia ribeirinha. In: LOPES, Luiz Paulo de Moita; BASTOS, Liliana Cabral (orgs.). Para além da identidade, fluxos, movimentos e trânsitos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010 (p. 181-202).
SAMPAIO, Cenira Almeida. In: O campo comunicacional: aspectos teóricos e epistemológicos. Mestrado em Comunicação, linguagens e cultura, na Universidade da Amazônia. Belém: UNAMA, 2010.
SOARES, Magda. Português – uma proposta para o letramento (6º ano). São Paulo: Moderna, 2009.
YUNES, Eliana; PONDÉ, Glória. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.

Published

2019-08-30

How to Cite

NEVES, I. dos S.; FERREIRA, J. M. D.; PEREIRA, C. S. CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 45–56, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1682. Acesso em: 25 nov. 2024.