CONTEXTO RIBEIRO E O “ENSINO” DO PORTUGUÊS
Keywords:
Contexto, Ensino, Língua Portuguesa, Identidade, RibeiroAbstract
O presente trabalho procura discutir a relação ente contexto, identidade e ensino da língua portuguesa em região ribeira amazônica, buscando enfatizar uma postura pedagógica que leve em consideração, principalmente, o educando e o seu meio social, ao dar maior visibilidade à identidade cultural daquela região, a partir de uma perspectiva interacionista. Para isso, percebe-se a necessária ruptura com o rótulo escolar de disciplina para o estabelecimento de uma consciência do papel social da língua. Percebeu-se ainda que essas novas práticas pedagógicas podem gerar conflitos entre uma série de interesses que advêm sobretudo da classe dominante e a desejada transformação do ensino. Os percursos estabelecidos nesse estudo têm como fundamento a Teoria Dialógica da Comunicação, de Paulo Freire, o qual parte do princípio de que a comunicação transforma os seres humanos em sujeitos de suas ações; e as teorias dos Estudos Culturais, as quais identificam o ser humano como um ser em constante mobilidade.
Downloads
References
ASSIS, Rosa. A fala caboca em Passagem dos Inocentes. Belém: UNAMA, 2002.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myrian Ávila, Eliana L. de L. Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, Departamento de Políticas Educacionais. Brasília/MEC/SEF, 1997.
CUCHE, Dênys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2 ed. Tradução Viviane Ribeiro. BauruSP: EDUSC, 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM (1998 - versão eletrônica). In: NICOLA, José de. Português: Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2005.
FERRAZ, Janaína de A., VIEIRA, Josenias A., BOU MAROUN, Cristiane R.G., ROCHA. Harrison da. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis: Vozes, 2007.
FERREIRO, Emília. Tradução Horácio Gonzales. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez,1995.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no College de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1994.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik; tradução Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
PACHECO, Agenor Sarraf. A morte dos Habitares Míticos. In: O Liberal. Belém, Caderno Atualidades, 12 mar. 2010.
PEREIRA, Edir Augusto Dias. Do literário ao identitário: espaço e tempo nas representações da Amazônia ribeirinha. In: LOPES, Luiz Paulo de Moita; BASTOS, Liliana Cabral (orgs.). Para além da identidade, fluxos, movimentos e trânsitos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010 (p. 181-202).
SAMPAIO, Cenira Almeida. In: O campo comunicacional: aspectos teóricos e epistemológicos. Mestrado em Comunicação, linguagens e cultura, na Universidade da Amazônia. Belém: UNAMA, 2010.
SOARES, Magda. Português – uma proposta para o letramento (6º ano). São Paulo: Moderna, 2009.
YUNES, Eliana; PONDÉ, Glória. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Ivânia dos Santos Neves, José Maria Damasceno Ferreira, Carla Soares Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).