ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COM FOCO NAS MÍDIAS SOCIAIS
Mots-clés :
Anúncio publicitário, Mídias sociais, YoutubeRésumé
Este artigo aborda o ensino do gênero anúncio publicitário nas aulas de Língua Portuguesa. Esse gênero faz parte da diversidade de gêneros discursivos que os professores de Língua Portuguesa precisam trabalhar com seus estudantes. A problemática relacionada a esse tema é a dificuldade na inserção dos anúncios veiculados nas mídias sociais, como o Youtube, nas aulas de Língua Portuguesa. Este artigo tem por objetivo geral levantar as características do gênero anúncio publicitário e por objetivo específico, mostrar a importância de se trabalhar os anúncios publicitários veiculados em mídia social, apresentando conceitos que muitas vezes não são do domínio dos professores de Língua Portuguesa e que estão ligados às TIC, à Internet e aos anúncios publicitários.
Téléchargements
Références
______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
COSTA, C. Educação, imagem e mídias. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
DIONISIO, A. P. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: KARWOSKI, A.M.; GAYDCZKA, B; BRITO, K.S (Org.). Gêneros Textuais reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
ITAÚ sem papel. Anúncio publicitário do banco Itaú. Agência África. 2012. Disponível em: <https://www.Youtube.com/watch?v=p9Z9n0I8Dfo> Acesso em: 03 jan. 2016.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
LEVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2010.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2013.
PUZZO, M. B. A linguagem verbo-visual na constituição de sentido em capas da revista Veja. Revista Intercâmbio, v. 25, p. 92-105, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.
______. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SANT’ANNA, A.; ROCHA, I.; GARCIA, L. F. D. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8. ed.
São Paulo: Cencage Learning, 2013.
SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
TELLES, A. A revolução das mídias sociais. Cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2011.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2009.
VOLOSHINOV, V.N.; BAKHTIN, M.M. Discurso na vida e discurso na arte: sobre a poética sociológica. Tradução de Carlos Alberto Faraco & Cristóvão Tezza, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Regiane Apolinario Roskowinski, Mackenzie, Carlos Alberto de Oliveira, UNITAU 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).