ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO COM FOCO NAS MÍDIAS SOCIAIS
Keywords:
Anúncio publicitário, Mídias sociais, YoutubeAbstract
Este artigo aborda o ensino do gênero anúncio publicitário nas aulas de Língua Portuguesa. Esse gênero faz parte da diversidade de gêneros discursivos que os professores de Língua Portuguesa precisam trabalhar com seus estudantes. A problemática relacionada a esse tema é a dificuldade na inserção dos anúncios veiculados nas mídias sociais, como o Youtube, nas aulas de Língua Portuguesa. Este artigo tem por objetivo geral levantar as características do gênero anúncio publicitário e por objetivo específico, mostrar a importância de se trabalhar os anúncios publicitários veiculados em mídia social, apresentando conceitos que muitas vezes não são do domínio dos professores de Língua Portuguesa e que estão ligados às TIC, à Internet e aos anúncios publicitários.
Downloads
References
______. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
COSTA, C. Educação, imagem e mídias. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
DIONISIO, A. P. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: KARWOSKI, A.M.; GAYDCZKA, B; BRITO, K.S (Org.). Gêneros Textuais reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
ITAÚ sem papel. Anúncio publicitário do banco Itaú. Agência África. 2012. Disponível em: <https://www.Youtube.com/watch?v=p9Z9n0I8Dfo> Acesso em: 03 jan. 2016.
KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
LEVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2010.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2013.
PUZZO, M. B. A linguagem verbo-visual na constituição de sentido em capas da revista Veja. Revista Intercâmbio, v. 25, p. 92-105, 2012. São Paulo: LAEL/PUCSP.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.
______. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
SANT’ANNA, A.; ROCHA, I.; GARCIA, L. F. D. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8. ed.
São Paulo: Cencage Learning, 2013.
SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
TELLES, A. A revolução das mídias sociais. Cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2011.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2009.
VOLOSHINOV, V.N.; BAKHTIN, M.M. Discurso na vida e discurso na arte: sobre a poética sociológica. Tradução de Carlos Alberto Faraco & Cristóvão Tezza, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Regiane Apolinario Roskowinski, Mackenzie, Carlos Alberto de Oliveira, UNITAU
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).