A literatura nas aulas de Língua Portuguesa
análise de uma proposta para a formação do leitor literário no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v17i1.13769Palavras-chave:
letramento, letramento literário, escolarização da literaturaResumo
O espaço destinado ao ensino da literatura é assegurado nos documentos oficiais norteadores, dentre eles o Documento Curricular Referencial do Ceará, DCRC (2019). Esse espaço, porém, não garante um ensino adequado para a formação do leitor literário no contexto escolar. O presente trabalho apresenta um recorte da dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará – POSLA/UECE – em que nos propusemos a analisar como atividades de leitura literária do gênero textual diário (inspiradas na sequência básica de Cosson) poderiam contribuir no processo de letramento literário e para a inserção em uma comunidade de leitores de alunos de 8° ano de uma escola pública do município de Fortaleza. Acerca da fundamentação teórica, refletimos sobre o conceito do letramento ideológico proposto por Street (2014) e do letramento literário de Cosson (2019, 2020a; 2020b) e suas implicações para o ensino da leitura literária no contexto escolar. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos adotados em nosso trabalho, classificamos nossa pesquisa como inspirada na pesquisa-ação. Com a sistematização das atividades de leitura literária propostas na pesquisa, possibilitou-se o fortalecimento do letramento literário do grupo, resultando, assim, em uma comunidade de leitores mais engajada nas interações de leitura em grupo dentro e fora da escola.
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