O FAZER PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM, DO DISCURSO E DA PERFORMANCE NO CONTEXTO DE ENSINAGEM MÓVEL

Auteurs

  • Vanessa Moreno Mota UFRJ
  • Christine Nicolaides UFRJ

Mots-clés :

Pesquisa, Linguagem, Ensinagem Móvel

Résumé

Este artigo visa discutir sobre o fazer pesquisa em Linguística Aplicada, tida como uma área que atravessa fronteiras disciplinares na contemporaneidade (SIGNORINI, 1998/2004; PENNYCOOK, 2006) e que considera os sujeitos como seres heterogêneos, fragmentados e fluidos (MOITA LOPES, 2006). Devido ao uso de tecnologias móveis no processo de ensinagem, que se considere os impactos da linguagem – não tida como essencialista e cristalizada – e cultura (KRAMSCH, 2014)
na constituição dos sujeitos, assim como os contextos micro e macro (BLOMMAERT, 2005) nas performances discursivas dos aprendizes, enquanto eles co-constroem o conhecimento com o uso de diferentes recursos multissemióticos (ROJO, 2013) nas relações dialógicas (FARACO, 2009).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, M. [1929] Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método

sociológico na ciência da linguagem. 13. Ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

BLOMMAERT, J. Discourse: a critical introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

CARDOSO, A. C. S. Linguagem, discurso e ideologia. Disponível em < http://linguagensedialogos.

com.br/2010.1/textos/09ens-AnaCarolina.pdf>. Acesso em 24 fev. 2017.

FABRÍCIO, B. Linguística Aplicada como espaço de desensinagem: redescrições em curso. In:

MOITA LOPES, L. P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo:

Parábola Editorial, 2009.

_____________. A ideologia no/do Círculo de Bakhtin. In: PAULA, L.; STAFUZZA, G. (Orgs.)

Círculo de Bakhtin: pensamento interacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013. pp. 167-182.

GEE, P. (1999). An Introduction to Discourse Analysis: Theory and Method. London: Routledge,

GODWIN-JONES, R. Emerging Technologies: mobile apps for language learning. Disponível em

< http://llt.msu.edu/issues/june2011/emerging.pdf>. Acesso em 03 de janeiro de 2017.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1992.

KRAMSCH, C. Language and culture. AILA Review 27 (2014), 30-55.

KUKULSKA-HULME, A.; NORRIS, L.; DONOHUE, J. Mobile pedagogy for English language

teaching: a guide for teachers. Disponível em < https://englishagenda.britishcouncil.org/sites/

default/files/attachments/e485_mobile_pedagogy_for_elt_final_v2.pdf>. Acesso em 03 de jan. 2017.

MENEZES, V. L.; SILVA, M. M. S.; GOMES, I. F. A. Sessenta anos de Linguística Aplicada:

de onde viemos e para onde vamos? In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. Linguística Aplicada: um

caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011. p. 25-50.

MILLS, K. Literacy Theories for the Digital Age – Social, Critical, Multimodal, Spatial, Material

and Sensory Lenses. Great Britain: Multilingual Matters, 2016.

MOTA, V. M. “What’s up with WhatsApp?”: análise de interações em um grupo do aplicativo e

a relação com a promoção da Autonomia na ensinagem de língua inglesa. Dissertação de mestrado,

Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Faculdade de Letras,

Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

MOITA LOPES, L. P. (Orgs.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola

Editorial, 2006.

_______________. Da aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA,

R. C.; ROCA, P. (Orgs.) Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo:

Contexto, 2009.

NICOLAIDES, C.; SZUNDY, P. A “Ensinagem” de línguas no Brasil sob a perspectiva da linguística

aplicada: um paralelo com a história da ALAB. In: GERHARDT, A. F. Linguística aplicada e

ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes, 2013. P. 15-46.

OAKLEY, G.; PEGRUM, M.; FAULKNER, R.; STRIEPE, M. Exploring the Pedagogial

Applications of Mobile Technologies for Teaching Literacy. Disponível em <http://www.education.

uwa.edu.au/__data/assets/pdf_file/0003/2195652/AISWA-Report-FINAL-Final-101012-2.pdf>.

Acesso em 03 de jan. 2017.

O’MALLEY, C.; VAVOULA, G.; GLEW, J. P.; TAYLOR, J.; SHARPLES, M.; LEFRERE, P.

Guidelines for learning/teaching/tutoring in a mobile environment. Disponível em

archives-ouvertes.fr/hal-00696244/document>. Acessado em 03 de janeiro de 2017.

OLIVEIRA, R.S. Performances discursivas de artríticos/as reumatoides nos domínios online:

a redefinição das sociabilidades ditas doente. Tese de doutorado. Programa Interdisciplinar de

Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014.

PARRY, D. Teaching Mobile Literacy. Disponível em <http://www.educause.edu/ero/article/

mobile-perspectives-teaching-mobile-literacy>. Acesso em 03 de jan. 2017.

PENNYCOOK, A. Uma linguística Aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por

uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

______________. Global Englishes and transcultural flows. London: Routledge, 2007

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2011.

ROCHA, A. A. N. Ideologia e dialogismo: o que de Bakhtin cabe na aula? Disponível em

www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao19/reflexoes/reflexoes_ensino_linguas_02.pdf>. Acesso

em 24 fev. 2017.

ROJO, R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São

Paulo: Parábola Editorial, 2015.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SCHULER, C.; WINTERS, N; WEST, M. O futuro da ensinagem móvel: implicações para

planejadores e gestores de políticas. Brasília: UNESCO, 2014.

SIGNORINI. I. Do residual ao múltiplo e ao complexo: o objeto a pesquisa em Linguística Aplicada.

In: SIGNORINI. I.; CAVALCANTI, M.C. Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade.

Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998/2004. p. 99-100.

Téléchargements

Publiée

2019-05-10

Comment citer

MOTA, V. M.; NICOLAIDES, C. O FAZER PESQUISA EM LINGUÍSTICA APLICADA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM, DO DISCURSO E DA PERFORMANCE NO CONTEXTO DE ENSINAGEM MÓVEL. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 11–24, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1361. Acesso em: 22 nov. 2024.