Reflexões teóricas sobre letramentos e multimodalidade em tempos de IA
agência e design decoloniais
DOI :
https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13117Mots-clés :
letramento, inteligência artificial, multimodalidadeRésumé
O presente artigo traz uma discussão em torno de perspectivas de letramentos e os desafios em tempos de Inteligência Artificial (IA). Para tanto, o texto situa a IA no rol das tecnologias da linguagem recorrendo às contribuições do pensamento decolonial pelo olhar de Veraszto (2004), Quijano (2005), Hernández-Zamora (2019) e demarca as relações de poder exercidas pela tecnologia da escrita além de trazer questionamentos acerca das possibilidades para o agenciamento transformador no ensino e aprendizagem. Trazidas essas reflexões, o texto enfatiza a contribuição da abordagem multimodal e as transposições possíveis a partir do uso da IA pelo olhar de Kalantzis e Cope (2024), indicando a necessidade do conhecimento de uma gramática que acolhe o trabalho semiótico e agência com todas as formas de modos de produzir padrões de significados. Todas as discussões empreendidas no trabalho direcionam para a necessidade de que os letramentos propiciados pela IA precisam ser desenvolvidos/pensados criticamente para possibilidades de transformação e mudança social. Logo, é necessário letramentos críticos nessa relação entre sujeito e máquina, de reflexão/análise de signos produzidos.
Téléchargements
Références
BUZATO, Marcelo El Khouri. Inclusão digital como invenção do quotidiano: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 38, p. 288-299, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/10.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000200010
BEIGUELMAN, Giselle. Políticas da imagem: vigilância e resistência da dadosfera. São Paulo: UBU, 2021.
CANCLINI, Néstor García. Cidadãos substituídos por algoritmos. São Paulo: EDUSP, 2021. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv2f9xs19
CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 151-169, abr. 2010. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-416X2010000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 11 de maio 2022. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3076
FILIPE, Fabiana Alvarenga; SILVA, Dayane dos Santos; COSTA, Áurea de Carvalho. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 29, n. 112, p. 783-803, jul./set. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002902296. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PbZbjrWHzzQ3Yt4LBFzK6NF/?lang=pt. Acesso em: 14 ago. 2024.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2017.
GEE, James Paul. Learning language as a matter of learning social languages within discourses. In: HAWKINS, Margaret R. (ed.), Language learning and teacher education: a social approach. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2004. p. 13-32. DOI: https://doi.org/10.21832/9781853597657-004. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.21832/9781853597657-004/html. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.21832/9781853597657-004
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Rio de Janeiro: UNESP, 1991.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Tradução de Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, 2021. p. 101-145. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578. Acesso em 22 abril 2023. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomás Tadeu. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 103-133.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2020 [1992].
HALLIDAY, Michael; MATTHIESSEN, Chris. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4th ed. Oxon: Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203783771
HERNÁNDEZ-ZAMORA, Gregório. De los nuevos estudios de literacidad a las perspectivas decoloniales en la investigación sobre literacidad. Íkala, Revista de Lengua y Cultura, v. 24, n. 2, p. 363-386, 2019. DOI: 10.17533/udea.ikala.v24n01axx. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/2550/255060697009/html/. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v24n02a10
HETKOWSKI, Tânia Maria; SANTOS, Tarsis de Carvalho. A tecnologia e as práticas decoloniais na contemporaneidade. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 12, p. 7–20, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/25. Acesso em: 17 abr. 2024.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Learning by design. 2 ed. Melbourne: Common Ground. 2016. 295p.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora Unicamp, 2020. 407p.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Literacy in the Time of Artificial Intelligence. EdArXiv, April 04, 2024. Preprint. DOI https://doi.org/10.35542/osf.io/es5kb. Disponível em: https://osf.io/preprints/edarxiv/es5kb. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.35542/osf.io/es5kb
KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. 2nd. ed. Victoria: Deakin University, 1996.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. 2nd. ed. London: Routledge, 2006. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203619728
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, Third Edition, 2021. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003099857
LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. Lisboa: Edições 70, 1981
MALDONADO-TORRES, Nelson. Transdisciplinaridade e decolonialidade. Revista Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 31, n. 1, p. 75-97, 2016. DOI 10.1590/S0102-69922016000100005. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6080. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100005
MONTE MÓR, Walkyria. Crítica e Letramentos Críticos: Reflexões Preliminares. In: ROCHA, Cláudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco Maciel (orgs.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. p. 31-50.
PATER, Ruben. Políticas de design. Trad. Antônio Xerxenesky. São Paulo: Ubu, 2020, 192p.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: QUIJANO, Anibal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.
ROBINSON, Andrew. The story of writing. London: Thames and Hudson, 1995.
RODRIGUES, Olira; RODRIGUES, Karoline. A inteligência artificial na educação: os desafios do Chat GPT. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 16, p. e45997, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.45997. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/45997. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45997
SOUZA, Jessé. Subcidadania brasileira: para entender o país além do jeitinho brasileiro. Rio de Janeiro: LeYa, 2018.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
RAMOS, Anatália Saraiva. Generative Artificial Intelligence based on large language models: tools for use in academic research. SciELO Preprints. Maio 2023. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.6105. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6105. Acesso em: 16 ago. 2024.
VERASZTO, Estéfano Vizconde. Projeto teckids: educação tecnologica no ensino fundamental. 2004. 184f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2004.315223. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597677. Acesso em: 14 ago. 2024.
VERASZTO, Estéfano Vizconde; SILVA, Dirceu da; MIRANDA, Nonato Assis; SIMON, Fernanda Oliveira. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, Porto, n. 8, p. 19-46, 2008. Disponível em: http://aleph.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2065/1901. Acesso em: 14 ago. 2024.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Záira Bonfante dos Santos, Francis, Mauricio 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).