Theoretical reflections on literacies and multimodality in times of AI

agency and decolonial design

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13117

Keywords:

literacy, artificial intelligence, multimodality

Abstract

This article brings a discussion around literacy perspectives and challenges in times of Artificial Intelligence (AI). For this, the text places AI in the list of language technologies using the contributions of decolonial thinking through the lens of Veraszto (2004), Quijano (2005), Hernández-Zamora (2019) and point out the power relations exercised by writing technology in addition to raising questions about the possibilities for transformative agency in teaching and learning. Besides these reflections, ground on Kalantzis and Cope (2024) perspective, the text emphasizes the contribution of the multimodal approach and the possible transpositions from the use of AI. It indicates the need to knowledge a grammar that embraces semiotic work and agency with all forms of ways of producing patterns of meaning. All discussions undertaken in the work point to the need that the literacies provided by AI need to be critically developed for possibilities of transformation and social change. Therefore, critical literacy is necessary in this relationship between subject and machine, of reflection/analysis of produced signs.

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Author Biographies

Záira Bonfante dos Santos, Federal University of Espírito Santo

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Participou do curso de extensão no International Programs, Conversation Culture and Teaching English as Foreign Language, Irvine University, Carlifornia. Atua no ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES no Departamento de Educação e Ciências Humanas- DECH e professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB CEUNES/UFES.

Francis Arthuso Paiva, Federal University of Minas Gerais

É Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da UFMG, por onde concluiu o Mestrado em Estudos Linguísticos, além de ser especialista em Leitura e Produção de Textos pela PUC-MINAS. É professor e Chefe do setor de Letras do Colégio Técnico da UFMG e professor do Mestrado Profissional, PROFLETRAS, da Especialização em Leitura e Produção de Textos, PROLEITURA e da Especialização e, Educação, Linguagem e Tecnologia, todos da Faculdade de Letras da UFMG. Membro do grupo GEMULTE/UFES/CEUNES. Tem interesse por estudos de escrita colaborativa, leitura, produção de texto, letramento digital e visual, na perspectiva da multimodalidade e dos multiletramentos para o ensino e aprendizagem e para a formação de professores. Organizador e autor do livro "Professores transformadores de ambientes multimodais de aprendizagem: projetos de ensino de linguagens".

Mauricio Teixeira Mendes , Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

Doutor em Estudos de Linguagens no CEFET-MG e possui mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMG. É especialista em ensino de literatura pela Faculdade Iguaçu, licenciado em Educação no Campo pela UFVJM com habilitação na área de Linguagens e Códigos, e licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul. Suas principais áreas de pesquisa abrangem práticas de letramento, letramento literário, tecnobiografia, pesquisa narrativa, formação de professores, Educação do Campo, Licenciaturas Interdisciplinares, uso de tecnologias digitais na educação, estudos decoloniais e interculturalidade. Tem interesse e experiência na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, também dedica parte de sua pesquisa à vida e obra de Lima Barreto, um escritor pré-modernista cujas obras possuem um cunho realista e nacionalista.

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Published

2024-10-09

How to Cite

SANTOS, Z. B. dos; PAIVA, F. A.; MENDES , M. T. Theoretical reflections on literacies and multimodality in times of AI: agency and decolonial design. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 30–50, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.13117. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13117. Acesso em: 23 nov. 2024.