Cenografia e ethos discursivo na propaganda fim de ano 2021/ Alice e Fernanda do Itaú Unibanco

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/lef.v16i3.10827

Mots-clés :

cenografia, ethos discursivo, discurso publicitário, construção de marca

Résumé

O presente artigo tem o objetivo de descrever e analisar a cenografia e a construção do ethos discursivo na propaganda Fim de Ano 2021 / Alice e Fernanda do Itaú Unibanco, a partir da Análise do Discurso de Linha Francesa. Essa propaganda tem a participação da pequena Alice, conhecida do público por seus vídeos na internet em que pronuncia palavras difíceis, e da consagrada atriz Fernanda Montenegro. O corpus de análise é composto pelo comercial já referenciado. A fundamentação teórico-metodológica adotada no artigo é da Análise do Discurso em sua vertente enunciativo-discursiva, tal qual preconizada por Maingueneau (2007, 2008a, 2008b, 2013 e 2015), para a utilização do conceito de cenografia e de ethos discursivo. Os resultados do estudo apontam que a propaganda projeta a ideia de que existe uma relação próxima de empatia entre a instituição bancária e seus coenunciadores. A aceitação da campanha é demonstrada pelas marcas expressivas de visualizações nas mídias digitais. Os resultados do estudo atestam que a cenografia se associa ao ethos discursivo e juntos garantem adesão do interlocutor ao discurso, que é elaborado com vistas a alcançar a satisfação, a fidelização e a lealdade dos clientes do Itaú Unibanco.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sirleide de Almeida Lima, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Letras e Linguística na UFG, bolsista Fapeg. Mestra em Letras e Linguística e licenciada em Letras Português, ambos pela UFG. Foi professora no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) e na rede particular de ensino de Goiás. Fez parte nos anos de 2012 a 2015 do grupo de estudos Discurso e Ensino (Discens) que participava do projeto de pesquisa interinstitucional “Leitura e escrita: urgências de ensino” (UFG/CNPq). Atua, principalmente, nos seguintes temas: análise do discurso, leitura, escrita e ensino/ aprendizagem de língua portuguesa de acordo com as teorias de Paulo Freire e dos teóricos da Análise Dialógica do Discurso.

Sinval Martins de Sousa Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor, mestre e graduado em Letras e Linguística pela UFG/Unicamp, com pós-doutorado em Psicolinguística pela UnB, em Teoria Linguística pela Universidade de Pisa (Unipi), Itália, e em Didática de Língua pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Professor associado da Faculdade de Letras/UFG, onde atua na gradua- ção e na pós-graduação. Foi formador nacional MEC, consultor da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc/TO), coordenador de Estágio (FL/UFG), coordenador do Pibid/Capes/UFG, representante do Museu Antropológico e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da FL/UFG. Trabalha com Formação inicial e continuada de professores, Aquisição de Linguagem, Línguas Indígenas, Análise linguística e Estudos sobre Literatura Indígena. Publicou livros de poemas, artigos e capítulos sobre aquisição de linguagem, artigos, capítulos e livros sobre povos e línguas indígenas, sobre gêneros discursivos e análise linguística enunciativa e sobre as teorias de Paulo Freire.

Références

FERREIRA, A. J. C. Estratégias de marketing digital com a utilização de redes sociais: um estudo de caso desenvolvido sobre o Itaú Unibanco. 2022. 66 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro Universitário, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB, São Luís, 2022. Disponível em: http://repositorio.undb.edu.br/handle/areas/. Acesso em: 15 jul. 2022.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Petrópolis: Vozes; Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1972.

GREGOLIN, M. do R. O enunciado e o arquivo: Foucault (entre) vistas. In: SARGENTINI, V.; NAVARRO-BARBOSA, P. (Org.). M. Foucault e os domínios da linguagem. Discurso, poder, subjetividade. São Carlos: Claraluz Editora, 2004, v. 1, p. 23-44.

KANTAR. Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2021/22. Disponível em: https://static.poder 360.com.br/2022/05/top-10-marcas-mais-valiosas-brasil-kantar-compactado.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Curitiba: Criar Edições, 2007.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (Org.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008a, p. 11-29.

MAINGUENEAU, D. Cenas da Enunciação. São Paulo: Parábola, 2008b.

MAINGUENEAU, D. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008c, p. 69-91.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2013.

MAINGUENEAU, D. Discurso e Análise do Discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MAINGUENEAU, D. Variações sobre o ethos. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

PRECIOSA, Itaú, a pedra preciosa. In: Meio & Mensagem, 12 jul. 2022. Disponível em: http://marcas.meioemensagem.com.br/brands/cases/itau . Acesso em: 15 jul. 2022.

PROPAGANDA e Música by Lalala. Itaú - Feliz 2022: - com a Alice, que fala palavras difíceis e Fernanda Montenegro - Comercial de TV, 2021. Vídeo (52 segundos). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jj4YFR215ko. Acesso em: 21 nov. 2024.

SILVA MACIEL, A. M.; SILVA FILHO, J. D. Da; SOUSA, R. L.; MATOS, T. L.; LIMA, N. C. C.; RAMALHO, K. M. V. G.; NETO, R. da J. P. Aplicação de medidas de saúde pública para o enfrentamento à covid-19 no município de Russas-CE. Cadernos ESP, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 24–29, 2020. Disponível em: http://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/394. Acesso em: 01 set. 2022.

SOUZA, T. S. O ethos capitalista: uma crítica à noção sacrificial da racionalidade neoliberal Pensar-Revista Eletrônica da FAJE, Belo Horizonte, v.1 n. 1, p. 17-29, 2020: Disponível em: http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/pensar/article/view/4542. Acesso em: 01 set. 2022.

Téléchargements

Publiée

2025-03-28

Comment citer

LIMA, S. de A.; SOUSA FILHO, S. M. de. Cenografia e ethos discursivo na propaganda fim de ano 2021/ Alice e Fernanda do Itaú Unibanco. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 273–293, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i3.10827. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10827. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Des articles