Saindo das bolhas de pós-verdade
Ética da informação para fluência digital e combate às fake news
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-9292Mots-clés :
Pós-verdade, Desinformação, Ética da informação, Formação do leitorRésumé
Este artigo aborda o fenômeno da desinformação na cibercultura na perspectiva da ética da informação, considerando a relevância do combate às fake news no processo de formação do leitor. Partimos dos conceitos de bolha e pós-verdade para explicar um dos aspectos distópicos do surgimento das redes: a rápida disseminação de conteúdos falsos. Na contramão desse fenômeno, encontra-se a estratégia de distanciamento do leitor da sua bolha de informação, o que lhe permitirá uma compreensão textual/discursiva associada a fatos reais, objetivos, e não propriamente ao seu sistema de crenças e emoções. Entendemos, aqui, que o processo de formação do leitor na cultura digital passa, necessariamente, pela formação de um cidadão mídia-ativo, capaz não só de checar as informações, mas também de compreendê-las, para assim atuar criticamente na realidade que o cerca. Por esse processo, esperamos a constituição de outra ética do discurso quanto à curadoria da informação, que leve em conta a promoção de diálogos sociais, de forma livre e democrática, na esfera pública digital.
Téléchargements
Références
BATESON, Gregory. Mind and Nature: A Necessary Unit. New York: E. P. Dutton Press, 1979.
BAUMAN, Zygmunt. Retrotopia. Trad. por Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
CHATES, Tatiane de Jesus. (org.) Perspectivas educacionais em tempos de pós-verdade. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2017.
CURCINO, Luzmara et al. Discurso e (pós)verdade. São Paulo: Parábola, 2021.
DUNKER, Christian et al. Ética e Pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2017.
LEMOS, André. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021.
FAUSTINO, André. Fake news: a liberdade de expressão nas redes sociais na sociedade de informação. São Paulo: Lura Editorial, 2019.
FERRARI, Pollyana. Como sair das bolhas. São Paulo: EDUC/Fortaleza: Armazém de Cultura, 2018.
FERRARI, Pollyana. (org.) Nós: tecnoconsequências sobre o humano. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia. Entre factividade e validade. Volume 2. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. Vol 1. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012a.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. Racionalidade da ação e racionalização social. Vol 2. Trad Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b.
HER. Direção: Spike Jonze. Produção: Annapurna Pictures. Estados Unidos, Warner Bross, 2013. 1 DVD.
KEYES, Ralph. A era da pós-verdade: desonestidade e enganação na vida contemporânea. São Paulo: Vozes, 2018.
OLÉA, Frederico. Verdade em Habermas. Porto Alegre: Editora Fi, 2018.
PEROSA, Teresa. O império da pós-verdade. 2017. Disponível em https://epoca.oglobo.globo.com/mundo/noticia/2017/04/o-imperio-da-pos-verdade.html. Acesso em 10 out. de 2017.
RAIS. Diogo. Fake news: a conexão entre a desinformação e o direito. São Paulo: Thomson Reuters Revista dos Tribunais. 2018.
SANTAELLA, Lucia. Do clímax ao anticlímax das redes sociais. Prefácio. In: FERRARI, Pollyana. Como sair das bolhas. São Paulo: EDUC/Fortaleza: Armazém de Cultura, 2018a.
SANTAELLA, Lucia. A pós-verdade é verdadeira ou falsa? Barueri: Estação das Letras/ Cores Editora, 2018b.
SANTAELLA, Lucia. De onde vem o poder da mentira? Barueri: Estação das Letras/Cores Editora, 2021.
SERVA, Leão. Jornalismo e desinformação. São Paulo: SENAC São Paulo, 2001.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes. São Paulo: Cosac e Naify, 2010.
TARGINO, Maria das Graças; CAVALCANTE, Anderson Victor Barbosa. Admirável mundo
novo da ética da informação 2.0 em tempos de fake news. Informação em Pauta, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 33-53, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.36517/2525-3468.ip.v5i1.2020.43238.33-53. Acesso em: 16 out. 2022.
THE SOCIAL DILEMMA. Direção: Jeff Orlowski. Produção: Exposure Labs, The Space Program, Argent Pictures, Agent Pictures. Estados Unidos, Netflix, 2020.
TIBURI, Marcia. Pós-verdade, pós-ética: uma reflexão sobre delírios, atos digitais e inveja. In DUNKER, Christian et al (Orgs.), Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense, 2017. p. 81-128.
TURKLE, Sherry. Alone together. Nova York: Basic Books, 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Jaqueline Barreto Lé, Úsula Cunha Anecleto, Ana Elisa Ribeiro 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).