O podcast Entrelínguas como ferramenta de internacionalização
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8378Palabras clave:
Internacionalização, Ensino de línguas, PodcastResumen
Ações de internacionalização são, geralmente, observadas como atividades restritas a uma mobilidade geográfica dos indivíduos. Contudo, em um cenário marcado pela era virtual, sobressai o questionamento se é possível desenvolver a internacionalização a partir da presença de ferramentas digitais. Neste artigo, busca-se analisar se seria possível desenvolver ações de incentivo à internacionalização no ensino médio, mais particularmente no contexto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, ao mesmo tempo em que se investiga de que maneira tais ações poderiam instigar um olhar mais plural sobre o ensino de línguas (tanto no que se refere ao vernáculo quanto às línguas estrangeiras). Para tanto, parte-se da observação do podcast Entrelínguas como uma ação de internacionalização, em que são discutidos os aspectos linguísticos do Português, do Inglês e do Espanhol, considerando-se as questões inerentes ao ensino de línguas em um mundo globalizado, por meio de um diálogo, inclusive, com membros da comunidade internacional. Para subsidiar o estudo, as leituras de Knight (2003; 2004; 2020), Freire (2013), Moita Lopes (2013), dentre outros, foram relevantes para refletir sobre os aspectos da internacionalização, da própria ferramenta do podcast e do ensino de línguas conectados com as demandas comunicativas da contemporaneidade. Procurou-se compreender de que maneira o Entrelínguas responderia aos questionamentos expostos, analisando-se a apropriação educativa de tal produção no cenário da educação profissional. Com um total de 690 reproduções, o Entrelínguas obteve audiência em países diversos e pôde ser visto como uma ponte linguística, um recurso para instigar a internacionalização a partir do ambiente escolar.
Descargas
Citas
BEELEN, J.; JONES, E. Redefining Internationalization at Home. In:CURAJ, A. et al. The European Higher Education Area: Between Critical Reflections and Future Policies. Nova Iorque: Springer, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/978-3-319-20877-0.pdf. Acesso em: 28 maio 2022.
BRASIL. Levantamento das ações de internacionalização e resultados do GT de políticas públicas de internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Secretaria de EducaçãoProfissional e Tecnológica/Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2018-pdf/87481acoes-de-internacionalizacao/file. Acesso em: 30 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAVALCANTE, R. P. et al. Estratégias para internacionalização dos Institutos Federais: cultura e língua. Nexus Revista de Extensão do IFAM, v. 1, n. 1, p. 95-101, 2015. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/relacoes-internacionais/assuntos/Documentos/ri-internacinalizacao/estrategias-para-internacionalizacao-dos-ifs.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.
FINARDI, K. R. et. al. Internacionalizações em dois loci de enunciação: o sul e o norte global. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 591-611, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8659311. Acesso em: 27 de maio. 2022.
FORINTER - Fórum de Relações Internacionais. Política de Relações Internacionais dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Brasília: 2009. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/relacoes-internacionais/assuntos/Documentos/ri-internacinalizacao/forum-de-relacoes-internacionais-dos-institutos-federais/view. Acesso em: 20 maio 2022.
FREIRE, E. P. A. Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. Natal, 2013. 338 p. Tese (Doutorado em Educação). Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: https://www.repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14448/1/PodcastEduca%C3%A7%C3%A3oBrasileira_Freire_2013.pdf. Acesso em: 07 jan. 2021.
GUEDES, P. C. A formação do professor de português: que língua vamos ensinar? São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
GUIMARÃES, F. F.; FINARDI, K. R. Interculturalidade, internacionalização e intercompreensão: qual a relação? In: Ilha do Desterro, v. 71, n. 3, p. 15-37, set.-dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2018v71n3p15/37250. Acesso em: 27 maio 2022.
GUIMARÃES, F. F. et al. Internationalization at Home, COIL and Intercomprehension: For More Inclusive Activities in the Global South. In: SFU Educational Review, 12(3), p. 90-109, 2019. Disponível em: https://journals.lib.sfu.ca/index.php/sfuer/article/view/1019. Acesso em: 28 maio 2022.
HASAN, M.; HOON, T.B. Podcast applications in language learning: A review of recent studies. English language teaching, v. 6, n. 2, p. 128-135, 2013. Disponível em:https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1076962.pdf Acesso em: 29 maio 2022.
IFRN. CONSUP. Resolução 22/2019, de 14 de maio de 2019. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional IFRN, 2019 - 2026. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/conselhos/consup/resolucoes/2019/resolucao-no-22-2019/view. Acesso em: 28 maio 2022.
KNIGHT, J. Updated Definition of Internationalization. In: International Higher Education, n. 33. 2003. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/7391/6588. Acesso em: 28 maio 2022.
KNIGHT, J. Internationalization remodeled: definition, approaches and rationales. In: Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5-31. 2004. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1028315303260832. Acesso em: 20 maio 2022.
KNIGHT, J. The internationalization of higher education scrutinized: international program and provider mobility. Sociologias, Porto Alegre, v. 22, n. 54, p. 176-199, ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/xr4BCZZJq5rsLYRhyrzPhBd/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 28 maio 2022.
LAGARES, X. C. Qual política linguística?:desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola, 2018.
LEE, L. Promoting intercultural exchanges with blogs and podcasting: A study of Spanish-American telecollaboration. Computer Assisted Language Learning, v. 22, n. 5, p. 425-443, nov. 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/248906904_Promoting_intercultural_exchanges_with_blogs_and_podcasting_A_study_of_Spanish-American_telecollaboration. Acesso em: 29 maio 2022
LEE, L.; MARKEY, A. A study of learners’ perceptions of online intercultural exchange through Web 2.0 technologies. ReCALL, v. 26, n. 3, p. 281-297, set. 2014. Disponível em:https://www.cambridge.org/core/journals/recall/article/abs/study-of-learners-perceptions-of-online-intercultural-exchange-through-web-20-technologies/80D717FF586B95A6C2216442BA473425. Acesso em: 29 maio 2022.
LIMA, S. C. Internationalization from a Dialogical Perspective: A Responsibility of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 20, p. 1-13, set. 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12004/pdf. Acesso em: 28 maio 2022.
LUIZ, L.; ASSIS, P. de. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. In: Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 9, 2010, Caxias do Sul. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. Caxias do Sul, 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0302-1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.
MOITA LOPES, L. P.da. Introdução. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (Org.). O Português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
SILVA, H. W. da; MOREIRA, K. C.; CAMILO, M. H. C. Internacionalização do IFRN: da política institucional à prática no campus. In: TABOSA, W. A. F. et al. (Org.). IFRN 10 anos de criação em mais de um século de história. Natal: IFRN, 2019. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1763. Acesso em: 27 maio 2022.
STALLIVIERI, L. et al. A internacionalização da Rede Federal de Educação Tecnológica: uma abordagem sobre a estrutura administrativa. Práticas em Gestão Pública Universitária, v. 3, n. 1, p. 58-74, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/article/view/17851. Acesso em: 26 maio 2022.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ana Cristina Pinto Bezerra, Wigna Thalissa Guerra, Sabrina Guedes Miranda Dantas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).