Ocorrência de rasuras orais e atividades metalinguísticas em processos de escritura a dois
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-6760Palabras clave:
Rasuras orais, Atividade metalinguística, Manuscrito escolar, Escrita colaborativaResumen
Considerando que os recentes estudos na área da aprendizagem da língua escrita indicam a importância da compreensão metalinguística no desenvolvimento das competências em leitura e em escrita, associado às práticas de ensino e aprendizagem da língua materna efetuadas na escola, este estudo tem por objetivo analisar as ocorrências de rasuras orais e atividades metalinguísticas efetivadas por alunos recém-alfabetizados durante tarefas de produção textual em colaboração. Vinculados aos estudos da Genética Textual, a partir de uma abordagem linguístico-enunciativa, considerou-se como unidade de análise o diálogo entre uma dupla de alunas recém-alfabetizadas ao escreverem um mesmo texto. Para isso, o percurso metodológico teve por base os registros audiovisuais da díade em processo de escritura, bem como o manuscrito escolar resultante dessa construção, preservando toda a ambientação da sala de aula. As produções de rasuras orais associadas às atividades metalinguísticas realizadas pelas crianças apontam, além dos conhecimentos já firmados pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem, como resultados iniciais, os conhecimentos que estão sendo solidificados nesse processo de ensino de língua materna.
Descargas
Citas
AUTHIER-REVUZ, J. Heterogeneidade mostrada e heterogeneidade constitutiva: elementos para uma abordagem do outro no discurso. In: AUTHIER-REVUZ, J. (Ed.). Entre a transparência e a opacidade: um estudo enunciativo do sentido. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 11-80.
CALIL, E. Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas. 1. ed. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 1998.
CALIL, E. Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas. 2. ed. Londrina-PR: Eduel, 2004.
CALIL, E. Escutar o invisível: escritura & poesia na sala de aula. São Paulo: Editora da Unesp, 2008.
CALIL, E. O sentido das palavras e como eles se relacionam com o texto em curso: estudo sobre comentários semânticos feitos por uma díade de alunas de 7 anos de idade. Alfa, São Paulo, v. 60, n. 3, p. 531-555. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1612-4
CALIL, E. Rasuras orais em Madrasta e as duas irmãs: processo de escritura de uma díade recém-alfabetizada. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 03, p. 589-602, jul./set., 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000010
CALIL, E. Rasura oral comentada: Definição, funcionamento e tipos em processos de escritura a dois. In: SILVA, C. L.; DEL RÉ, A.; CAVALCANTE, M. (Orgs.). A criança na/com a linguagem: Saberes em contraponto. Porto Alegre: UFRGS, 2017. p. 161-192.
CALIL, E. Sistema Ramos: métodos para captura multimoldal de processos de escritura a dois no tempo e no espaço real da sala de aula. Alfa, São Paulo, v. 63, n. 1, p. 31-57, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-e11705
CALIL, E.; FELIPETO, C. A singularidade do erro ortográfico nas manifestações da língua. Estilo da Clínica, v. XIII, n. 25, p. 118-137, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i25p118-137
CALIL, E; FELIPETO, C. Rasuras orais semânticas na escritura a dois: a metaenunciação em histórias inventadas. Revista Intersecções, Natal, ano 7, n. 2, p. 150-164, maio, 2014.
CALIL, E.; MYHILL, D. Dialogue, erasure, and spontaneous comments during textual composition: What students’ metalinguistic talk reveals about newly literate writers’ understanding of revision. Linguistics and Education, London, v. 60, 2020, p. 1-15. DOI: https://doi.org/10.1016/j.linged.2020.100875
CALIL, E.; PEREIRA, L. Reconhecimento antecipado de problemas ortográficos em escreventes novatos: quando e como acontecem. Alfa, São Paulo, v. 62, n. 1, p. 91-123, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1804-5
CAMPS, A; GUASCH, O.; MILIAN, M.; RIBAS, T. Metalinguistic activity: The link between writing and learning to write. In: CAMPS, Anna; MILIAN, Marta. (Eds.). Metalinguistic activity in learning to write. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2000. p. 103-124. DOI: https://doi.org/10.5117/9789053563410
BIASI, P. M. A genética dos textos. Tradução Marie-Hélène Paret Passos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. (Coleção Delfos).
FABRE, C. Les brouillons d’écoliers oul’entrée dans l’écriture. Grenoble: Ceditel/L'Atelier du Texte, 1986.
FABRE, C. Les brouillons d'écoliers ou l'entrée dans l'écriture. Grenoble: Ceditel/L'Atelier du Texte, 1990.
FABRE, C. Brouillons scolaires et critique génétique: nouveaux regards, nouveaux égards? Linx, Paris, n. 51, p. 13-24, 2004. DOI: https://doi.org/10.4000/linx.160
FELIPETO, C. ‘À Dieu petit crapaud’: quand l’homonymie produit des désordres et des ratures dans un processus d’ecriture en collaboration. In: BORÉ, C.; CALIL, E. (Org.). L’école, l’écriture et la création. Paris: Ed. Bruylant-Academia, 2013, p. 189-202.
GRÉSILLON, A. Devagar: obras. In: ZULAR, R. (Org.). Criação em processo: ensaios de crítica genética. São Paulo: Iluminuras/Fapesp/Capes, 2002. p. 147-76.
GUTIÉRREZ, X. What does metalinguistic activity in learners' interaction during a collaborative L2 writing task look like? The Modern Language Journal, v. 92, p. 519-537, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2008.00785.x
MYHILL, D. JONES, S. Conceptualizing metalinguistic understanding in wrinting. Culture and Education, n. 27, v. 4, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/11356405.2015.1089387
MYHILL, Jones & Wilson. Writing conversation: fostering metalinguistic discussion about writing. Research Papers in Education, n. 1, v. 1, p. 23-44, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/02671522.2016.1106694
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Karolynne Kaya Maria Amorim Moura, Eduardo Calil, Kariny Louizy Amorim da Rocha Vanderlei
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).