Situando a realidade aumentada no Manifesto de 1996
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5599Palabras clave:
Manifesto, Realidade Aumentada, MultiletramentosResumen
O objetivo deste ensaio é situar a realidade aumentada no âmbito do Manifesto de 1996, especialmente no que se refere à pedagogia dos multiletramentos. Inserida no conceito de Internet das Coisas, a realidade aumentada tem se mostrado forte componente da interação humano-computador. Nessa discussão, abordo as possibilidades de práticas multiletradas para dar conta da multiplicidade de comunicações, canais e mídias sem abrir mão do engajamento crítico. Discuto, ainda, os papéis a serem desempenhados por professores e alunos como designers ativos de futuros sociais. Em aulas de línguas adicionais, a ideia de realizar visitas virtuais a atrações culturais, em outros países, pode favorecer o exercício de práticas sociais de linguagem ao mesmo tempo em que provoca reflexões e conhecimento, dentre tantos aspectos, do acesso aos bens culturais da humanidade e da ocupação de todos os espaços na sociedade. Nesse sentido, o movimento de ida a (não tão) novos mundos – como a tecnologia imersiva da realidade aumentada – pode nos ajudar a redesenhar as práticas cotidianas de trabalho, comunicação, compras, relacionamentos, saúde, dentre outros, que irão convergir no campo educacional.
Descargas
Citas
ASGHARI, P.; RAHMANI, M.; JAVADI, S. Internet of Things applications: A systematic review. Computer Networks, Terrão-Irã, v. 148, n. 1, p. 241-261, jan. 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1389128618305127. Acesso em: 10 maio 2021.
ATZORI, L.; IERA, A.; MORABITO, G. Understanding the Internet of Things: definition, potentials, and societal role of a fast-evolving paradigm. Ad Hoc Networks, Itália, v. 56, n. 1, p. 122-140, jan. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1570870516303316. Acesso em: 13 maio 2021.
CETIC.BR. TIC EDUCAÇÃO 2020. Relatório. Disponível em: http://data.cetic.br/ cetic/explore?idPesquisa=TIC_EDU. Acesso em: 05 maio 2021.
EMICIDA: amar elo, é tudo pra ontem. Direção: Fred Ouro Preto: Laboratório Fantasma, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1968.
GEE, J. P. The anti-education era: creating smarter students through digital learning. New York: Palgrave/MacMillan, 2013.
GUÍA, Elena de la et al. Introducing IoT and Wearable Technologies into Task-Based Language Learning for Young Children. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 9, n. 4, p. 366-378, out./dez. 2016. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7460172. Acesso em: 26 abr. 2021.
KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Unicamp, 2020.
MADEIRO, C. Corte de R$ 1 bi restringe assistência e extensão de universidades federais. UOL Educação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/05/05/corte-de-r-1-bi-restringe-assistencia-e-extensao-de-universidades-federais.htm. Acesso em: 19 maio 2021.
NEW LONDON GROUP. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 1996.
PAIVA, V. L. M. O. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da ABRALIN, v. 18, n. 1, 2019.
PEDDIE, J. Augmented reality: where we will all live. Tiburon, USA: Springer, 2017.
PENNYCOOK, A. Critical and posthumanist applied linguistics. In: ZACCHI, V. J.; ROCHA, C. H. Diversidade e tecnologias no ensino de línguas. São Paulo: Blucher Open Access, 2020, p. 179-198.
SCHLINDWEIN, A. F. You tell stories, we click on them: ciberliteratura(s) e novas experiências na criação de histórias. 227f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
SCHWARCZ, L. Entrevista [set. 2020]. Entrevista concedida a V. Magalhães, Y. Santos, P. Dória, P. Carvalho, F. S. Cardoso, A. F. Silva. São Paulo, TV Cultura, Programa Roda Viva. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eU_BxcEuXro Acesso em: 07 maio 2021.
SILVA, S. C. R.; SZESZ JUNIOR, A. Internet das coisas na educação: uma visão geral. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 2, n. 1, p. 57-69, jul./ago. 2018.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Paulo Boa Sorte
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).