O caráter intertextual dos dêiticos de memória em memes do Facebook
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4251Palabras clave:
referenciação, dêixis de memória, intertextualidadeResumen
Neste artigo, temos como objetivo de estudo analisar o traço intertextual expresso nos elementos dêiticos de memória, além das formas lexicais que podem assumir essa função dêitica. A fim de evidenciar o caráter intertextual dos dêiticos de memória no gênero textual meme, discorremos sobre a noção de campo dêitico apresentada por Bühler ([1934] 1982), nas pesquisas sobre referenciação de Apothéloz (1995, 2003), Cavalcante (2000, 2011, 2013), também nos estudos sobre dêixis de Fillmore ([1984] 1997) e Lyons (1997). Para isso, analisamos memes, retirados da página Nazaré Orientadora, do Facebook, cujos resultados indicam que os dêiticos de memória podem assumir formas lexicais diferentes daquelas demonstradas por Apothéloz (1995), como o uso de advérbios, além de admitir traços intertextuais em sua função. Concluímos, dessa forma, que os dêiticos de memória podem ser admitidos por formas lexicais diferentes dos pronomes demonstrativos, além de assumirem um caráter intertextual como marca de sua função referencial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).