Manifestações de Racismo e de Preconceito no Cordel Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, de Firmino Teixeira do Amaral
Análise de uma Sequência Básica de Leitura
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2916Palabras clave:
Cordel, Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, Preconceito e racismo, Sequência básicaResumen
Este trabalho analisa uma sequência básica de leitura por meio do cordel Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, de Firmino Teixeira do Amaral, desenvolvida numa turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual. Tal análise tem como objetivo evidenciar e discutir as manifestações de racismo e de preconceito presentes na obra. Metodologicamente, a sequência básica é aquela proposta por Rildo Cosson (2014), em que os sentidos do texto são mobilizados por meio da motivação, introdução, leitura e interpretação. Como fundamentação teórica, utilizamos os seguintes autores: Pinheiro (2012), Bajour (2012), Candau (2003), Leite (2008) e Marinho (2012). A leitura do referido cordel suscitou a priori ao professor duas questões: como o professor pode trabalhar o cordel como proposta de sequência básica de leitura, na disciplina de língua portuguesa? De que modo(s) abordar o tema racismo? Além disso, os alunos manifestaram a indagação: por que o racismo se manifesta no cordel? Essas questões nortearam o desenvolvimento deste texto, que apontou como reflexões sobre como a literatura de cordel pode levar o professor a uma prática docente socialmente significativa, além de possibilitar um modo de potencializar o pensamento crítico do aluno. Como resultado da análise evidenciamos que os alunos tiveram percepção das manifestações de racismo e de preconceito apresentadas no cordel em estudo, se posicionando criticamente diante de tais manifestações.
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