A relação texto e contexto em manuais didáticos no ensino-aprendizagem de língua inglesa

Uma análise da linguística sistêmico-funcional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-2874

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa, manuais didáticos, Linguística Sistêmico-Funcional, Texto, Contexto

Resumo

São vários os manuais de língua inglesa que circulam atualmente entre as instituições de ensino ao redor do Brasil e do mundo. A maioria deles têm suas bases solidamente enraizadas na Abordagem Comunicativa que, por sua vez, pauta-se no funcionalismo linguístico. Entretanto, algumas discussões acerca da autenticidade dos textos presentes nesses manuais parecem apontar para questões que giram em torno da relação texto e contexto. Assim, este trabalho, com a ajuda da Linguística de Corpus e da Linguística Sistêmico-Funcional, mais especificamente, dos conceitos de escolhas lexicogramaticais, contexto de cultura e contexto de situação, tem por objetivo investigar as primeiras atividades de compreensão e produção oral contidas em sete manuais didáticos de língua inglesa publicados ao longo de três décadas, a fim de averiguar como suas escolhas léxico-gramaticais, de domínio do texto, são tratadas em relação ao seu contexto de uso. Os resultados apontam que, no decorrer dessas décadas, alguns avanços não sistemáticos ocorreram nesses manuais, o que evidencia o papel do professor de língua inglesa como alguém que necessita utilizá-los de forma crítica. Além disso, o trabalho assinala a importância da Linguística de Corpus como ferramenta essencial no auxílio, planejamento e execução das atividades presentes nesses manuais.

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Biografia do Autor

Johwyson da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC), Florianópolis/SC. Mestre em Letras, área de concentração: Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem, pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA). Licenciado em Letras: Licenciatura em Letras - Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará e Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará, vinculado à Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área dos Estudos da Tradução (Localização de Jogos Digitais) e na área da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa (Ensino/aprendizagem de Língua Inglesa), atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da Tradução, Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade e Análise Crítica do Discurso. E-mail: johwyson@yahoo.com

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

RODRIGUES, J. da S. A relação texto e contexto em manuais didáticos no ensino-aprendizagem de língua inglesa: Uma análise da linguística sistêmico-funcional. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 9–33, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-2874. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2874. Acesso em: 23 abr. 2024.