LINGUÍSTICA APLICADA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTENDENDO O TORNAR-SE PROFESSOR
Palabras clave:
Linguística Aplicada, Formação de Professores, Construção de Identidades, Prática ExploratóriaResumen
Este artigo é uma apresentação da minha pesquisa de mestrado na área de Linguística Aplicada, nos moldes em que é entendida hoje pelos autores que desenvolveram os conceitos de uma Linguística Aplicada de caráter exploratório, em que pese o intercâmbio entre a Linguística Aplicada e os Estudos do Discurso. A proposta é correlacionar esses conceitos da Linguística Aplicada com outros construídos no processo da análise de dados gerados pela pesquisa, a fim de justificar a relevância da análise em questão, para esse campo de estudos do discurso. Tendo a formação de professores como tema, a investigação concentra-se em buscar entender a desaprendizagem do momento de tornar-se professor e como são construídas as identidades de futuros professores em suas experiências nas escolas públicas de hoje. Para tanto, lanço mão dos conceitos formulados por Moita Lopes (2006), Inês Miller (2010), Beatriz Barreto (2008), Branca Fabrício (2006) entre outros, somados à minha experiência pessoal enquanto professora regente em uma escola da Rede Pública da cidade do Rio de Janeiro. Através do acompanhamento das reuniões entre professores, observa-se seus discursos, de modo a construir uma reflexão crítica acerca da formação docente; de modo a esboçar o posicionamento teórico da dissertação a ser construída a partir dos princípios da Prática Exploratória e das teorizações da Linguística Aplicada, com a intenção de criar inteligibilidades sobre as projeções identitárias de um grupo de professores em formação inicial.
Descargas
Citas
BARRETO, B. C. et al. Prática Exploratória: questões e desafios. In: GIL, G.; ABRAHÃO, M. H. V. Educação de professores de línguas – os desafios do formador. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008. p. 145-165.
BOHN, Hilário I. As exigências da Pós-Modernidade sobre a pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. In: ABRAHÃO, M. H. V.; BARCELOS, A. M. F.; FREIRE, M. M. (orgs). Linguística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas, SP: ALAB, Pontes Editores, 2005. p.11-23.
CAVALCANTI, M. C. Applied Linguistics Brazilian perspectives. In: AILA Review World Applied Linguistics A Celebration of 40 years of AILA. Philadelphia: John Benjamins PublishingCompany, 2004. p. 23-30.
ERICKSON, F.; SHULTZ, J. “O quando” de um contexto – questões e métodos na análise da competência social. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (orgs). Sociolinguística Interacional. São Paulo: Edições Loyola, 2002. 2ª edição. p. 215-234.
FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de “desaprendizagem”: Redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006. p. 45 a 65.
MILLER, I. K. de. Construindo parcerias universidade-escola: caminhos éticos e questões crítico-reflexivas. In: GIMENEZ, T.; GÓES, M. C. (orgs.). Formação de professores de línguas na América Latina e transformação social. São Paulo: Pontes, 2010. p. 109 – 129.
LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. Controvérsias paradigmáticas, contradições e confluências emergentes. In: DENZIN, N. K. & LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Trad. Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 169-192.
LÜDKE, Menga et al. O ‘buraco negro’ da formação de professores: resignificando o estágio no âmbito de uma parceria universidade-escola. Rio de Janeiro. II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, v. 2. 2008.
MOITA LOPES, L. P. Afinal, o que é Linguística Aplicada? In: MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 1996. p.17-33.
______. Linguística aplicada e vida contemporânea. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006. p. 85-107.
RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da Linguística Aplicada. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editora, 2006. p.149-168.
SILVA, K. A.; SANTOS, L. I. S.; JUSTINA, O. D. Entrevista com Kanavillil Rajagopalan: Ponderações sobre Linguística Aplicada, Política Linguística e ensino-Aprendizagem. Revista de Letras Norte@mentos – Revista de Estudos Linguísticos e Literários, Edição 08 – Estudos Linguísticos 2011/02. Disponível em: http://projetos.unemat-net.br/revistas_eletronicas/index.php/norteamentos. Acesso em: 24 abr. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Alessandra Silva T. de Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).