O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA
Palabras clave:
Gênero textuais, Retextualização, Ensino a distânciaResumen
Neste artigo, propomos uma discussão sobre a escrita de materiais didáticos destinados à Educação a Distância, cuja retextualização seja a base de todo o processo de produção e elaboração de texto nos ambientes virtuais de aprendizagem. No contexto da Educação a Distância, os professores são os produtores de suas webaulas, portanto têm de ser capazes de escrever webaulas adequadas considerando os aspectos linguísticos e multimodais típicos do novo suporte e da nova situação de interação. Este processo de escrita se trata de uma atividade de retextualização (aula falada para aula escrita), a qual envolve operações complexas de linguagem e que descrevemos neste trabalho.
Descargas
Citas
ARETIO, L.G. Características de la producción de materiales para la formación a distância. In: SALINAS,AGUADED ECABERO (coords).Tecnologías para la Educación: diseño, producción y evaluación de medias para la formación docente. Madrid, Alianza Editorial. 5ª edição. 2011.
BURBULES, N. Rhetorics of the Web: Hyperreading and Critical Theory. Page to Screen: Taking Literacy into the Electronic Era. SNYDER, I. (Ed.). London: Routledge, 1997.
CABRAL, A. L. T. Produção de material didático para cursos a distância: coesão e coerência. In: CABRAL, ELIAS, MARQUESI(orgs.).Interações Virtuais: perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a Distância. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.
CABRAL, A. L. T & CAVALCANTE, A. F. Linguagem escrita. In: CARLINI, A. L & TARCIA, R. M. L. 20% a distância: e agora?: orientações práticas para o uso de tecnologia de educação a distância. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
CAMPÀS, J. El hipertexto. Barcelona: Editorial UOC, 1ª edição, 2007.
FRANCO, M. D. G & HUEROS, A. D. Diseño y producción de paginas web educativas. In: SALINAS,AGUADED ECABERO (coords).Tecnologías para la Educación: diseño, producción y evaluación de medias para la formación docente. Madrid, Alianza Editorial. 5ª edição. 2011.
MARCUSCHI. L.A. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. 7. Ed. São Paulo:Cortez, 2007.
MATTAR. J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
PEDRUELO, M. R. Metodología docente y materiales didácticos para la enseñaza a distancia. Valencia: DidRed, 2007.
RODRÍGUEZ DA LAS HERAS. El tercer espacio. Madrid, 2002. Disponível em: rodriguezdelasheras.es. Acesso em 20 de janeiro de 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Débora L. Arruda Hissa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).