O PROCESSO DE RETEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO WEBAULA
Keywords:
Gênero textuais, Retextualização, Ensino a distânciaAbstract
Neste artigo, propomos uma discussão sobre a escrita de materiais didáticos destinados à Educação a Distância, cuja retextualização seja a base de todo o processo de produção e elaboração de texto nos ambientes virtuais de aprendizagem. No contexto da Educação a Distância, os professores são os produtores de suas webaulas, portanto têm de ser capazes de escrever webaulas adequadas considerando os aspectos linguísticos e multimodais típicos do novo suporte e da nova situação de interação. Este processo de escrita se trata de uma atividade de retextualização (aula falada para aula escrita), a qual envolve operações complexas de linguagem e que descrevemos neste trabalho.
Downloads
References
ARETIO, L.G. Características de la producción de materiales para la formación a distância. In: SALINAS,AGUADED ECABERO (coords).Tecnologías para la Educación: diseño, producción y evaluación de medias para la formación docente. Madrid, Alianza Editorial. 5ª edição. 2011.
BURBULES, N. Rhetorics of the Web: Hyperreading and Critical Theory. Page to Screen: Taking Literacy into the Electronic Era. SNYDER, I. (Ed.). London: Routledge, 1997.
CABRAL, A. L. T. Produção de material didático para cursos a distância: coesão e coerência. In: CABRAL, ELIAS, MARQUESI(orgs.).Interações Virtuais: perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa a Distância. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.
CABRAL, A. L. T & CAVALCANTE, A. F. Linguagem escrita. In: CARLINI, A. L & TARCIA, R. M. L. 20% a distância: e agora?: orientações práticas para o uso de tecnologia de educação a distância. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
CAMPÀS, J. El hipertexto. Barcelona: Editorial UOC, 1ª edição, 2007.
FRANCO, M. D. G & HUEROS, A. D. Diseño y producción de paginas web educativas. In: SALINAS,AGUADED ECABERO (coords).Tecnologías para la Educación: diseño, producción y evaluación de medias para la formación docente. Madrid, Alianza Editorial. 5ª edição. 2011.
MARCUSCHI. L.A. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. 7. Ed. São Paulo:Cortez, 2007.
MATTAR. J. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
PEDRUELO, M. R. Metodología docente y materiales didácticos para la enseñaza a distancia. Valencia: DidRed, 2007.
RODRÍGUEZ DA LAS HERAS. El tercer espacio. Madrid, 2002. Disponível em: rodriguezdelasheras.es. Acesso em 20 de janeiro de 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Débora L. Arruda Hissa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).