Desafios éticos e sociais da inteligência artificial na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v17i3.16067

Palabras clave:

tecnologia educacional, inteligência artificial, educação humanizada

Resumen

As inovações tecnológicas provocam grandes transformações na sociedade contemporânea, modificando costumes e comportamentos nas interações sociais, culturais e educacionais. Essas transformações impactam diretamente as mudanças e demandas em diferentes contextos, inclusive no campo educacional, com as altas gamas de ferramentas tecnológicas presentes na sociedade. A utilização crescente da Inteligência Artificial (IA) pela sociedade contemporânea cria possibilidades que podem potencializar diversas práticas, mas também levanta preocupações, uma vez que é necessário que o uso dessas ferramentas seja de forma equilibrada, crítica e reflexiva. O uso excessivo e inconsciente das ferramentas de IA pode gerar dependências tecnológicas, perpetuar discriminações por vieses algorítmicos e promover a ampliação das desigualdades sociais e educacionais. Nesse sentido, o presente artigo discute os desafios do uso da IA na educação no que diz respeito à desigualdade de acesso, aos vieses algorítmicos e à dependência tecnológica na sociedade e, consequentemente, no campo educacional. Por fim, aponta-se a necessidade de ações, investimentos e políticas educacionais que orientem o uso ético, crítico e reflexivo da IA visando a um uso humanizado dessas tecnologias na educação, para que todos tenham acesso adequado a ferramentas tecnológicas inovadoras, independentemente da região ou classe social.

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Biografía del autor/a

Nayara Rocha Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Estudiante de doctorado en Educación en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de los Triángulos Mineros (UFTM), Uberaba, MG

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doctorado en Ciencias. Profesor del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, Minas Gerais

José Lucas Pedreira Bueno, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doctorado en Ingeniería de Producción. Profesor del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais

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Publicado

2025-12-10

Cómo citar

FERNANDES, N. R.; CORRÊA, T. H. B.; BUENO, J. L. P. Desafios éticos e sociais da inteligência artificial na educação. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 17, n. 3, p. 108–125, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i3.16067. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/16067. Acesso em: 15 dic. 2025.