Desafios éticos e sociais da inteligência artificial na educação
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v17i3.16067Palabras clave:
tecnologia educacional, inteligência artificial, educação humanizadaResumen
As inovações tecnológicas provocam grandes transformações na sociedade contemporânea, modificando costumes e comportamentos nas interações sociais, culturais e educacionais. Essas transformações impactam diretamente as mudanças e demandas em diferentes contextos, inclusive no campo educacional, com as altas gamas de ferramentas tecnológicas presentes na sociedade. A utilização crescente da Inteligência Artificial (IA) pela sociedade contemporânea cria possibilidades que podem potencializar diversas práticas, mas também levanta preocupações, uma vez que é necessário que o uso dessas ferramentas seja de forma equilibrada, crítica e reflexiva. O uso excessivo e inconsciente das ferramentas de IA pode gerar dependências tecnológicas, perpetuar discriminações por vieses algorítmicos e promover a ampliação das desigualdades sociais e educacionais. Nesse sentido, o presente artigo discute os desafios do uso da IA na educação no que diz respeito à desigualdade de acesso, aos vieses algorítmicos e à dependência tecnológica na sociedade e, consequentemente, no campo educacional. Por fim, aponta-se a necessidade de ações, investimentos e políticas educacionais que orientem o uso ético, crítico e reflexivo da IA visando a um uso humanizado dessas tecnologias na educação, para que todos tenham acesso adequado a ferramentas tecnológicas inovadoras, independentemente da região ou classe social.
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