O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA
Palabras clave:
Ensino e aprendizagem de produção textual escrita, Elaboração didática, Gêneros do discurso, Jornal escolar, Círculo de BakhtinResumen
Este artigo analisa uma proposta de elaboração didática para a prática de produção textual escrita dos gêneros da esfera jornalística através do jornal escolar. Foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com a professora de Língua Portuguesa e 27 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Florianópolis. A base teórica se insere nos estudos do Círculo de Bakhtin e na Linguística Aplicada no âmbito do ensino das práticas de linguagem mediadas pelos gêneros discursivos. Os dados gerados foram o processo de elaboração didática e as edições impressas do jornal escolar. Os resultados da análise apontam que os estudantes construíram os saberes requeridos para a compreensão/ produção textual dos gêneros editorial e notícia.
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