O JORNAL ESCOLAR DE OLHO NO CARVA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESCRITA
Keywords:
Ensino e aprendizagem de produção textual escrita, Elaboração didática, Gêneros do discurso, Jornal escolar, Círculo de BakhtinAbstract
Este artigo analisa uma proposta de elaboração didática para a prática de produção textual escrita dos gêneros da esfera jornalística através do jornal escolar. Foi realizada uma pesquisa-ação colaborativa com a professora de Língua Portuguesa e 27 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Florianópolis. A base teórica se insere nos estudos do Círculo de Bakhtin e na Linguística Aplicada no âmbito do ensino das práticas de linguagem mediadas pelos gêneros discursivos. Os dados gerados foram o processo de elaboração didática e as edições impressas do jornal escolar. Os resultados da análise apontam que os estudantes construíram os saberes requeridos para a compreensão/ produção textual dos gêneros editorial e notícia.
Downloads
References
BAKHTIN, M. M. [VOLOCHÍNOV, V. N]. Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara F.Vieira.12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006 [1929].
BALTAR, M. A competência discursiva através dos gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. 139 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
BOHN, H. Ensino e aprendizagem de línguas: os atores da sala de aula e a necessidade de rupturas. In.: ______ Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, 1ª Ed., 2013. p. 79-120.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CUNHA, R. C. Jornal Escolar: raio de ações, rede de significações. Reconfiguração do ensino de língua materna e dinamização da formação continuada do professor. 2010. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
COMUNICAÇÃO E CULTURA. O que é o Clube do Jornal? Disponível em: <http://comcultura.org.br/nossos-programas/clube-do-jornal/>. Acesso em: 10 Jan. 2016.
LAGE, N. A estrutura da notícia. São Paulo: Editora Ática, 2015.
GERALDI, J. W. Mediações pedagógicas no processo de produção de textos. In: ______. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João, 2010. p. 165-1182.
HALTÉ, J. O espaço didático e a transposição. Tradução do francês, para fins didáticos, por Ana Paula Guedes. In: PRATIQUES: la transposicion didactique em français. Metz: Siege Social, n. 97-98, juin 1998.
IJUIM, J. K. Jornal escolar e vivências humanas – um roteiro de viagem. Tese (Doutorado em Comunicação). Universidade de São Paulo, 2002.
PORTAL do jornal escolar. Disponível em: <http://www.jornalescolar.org.br>.Acesso em: 16 ago. 2015.
RODRIGUES. R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J. L; BONINI, A; MOTTA-ROTH, D. (Org.) Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 152-183.
RODRIGUES. R. H. A pesquisa com os gêneros do discurso na sala de aula: resultados iniciais. In: COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. Anais: Maringá, 2009, p. 2010-2019.T
ROJO, R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. In.: MOITA-LOPES, L.P [org.]. Por uma linguística aplicada interdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2ª ed., 2008. p. 253-276.
RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.
RUIZ, T.M.B. O projeto didático do jornal escolar no ensino crítico de linguagem. Caminhos de Linguística Aplicada. Taubaté, SP: Unitau, vol. 15, n.2, 2016, p.01-20.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação, 2014.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: FIORENTINI, GERALDI E PEREIRA (Org.). Cartografias do Trabalho Docente. Campinas. Mercado de Letras. 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Tânia M. Barroso Ruiz, UFSC
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).