PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: A LINGUÍSTICA DO TEXTO, O SOCIOINTERACIONISMO E A PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Aline Rubiane Macêdo Arnemann, UFSM
  • Patricia dos Santos, UFSM
  • Vaima Regina Alves Motta, UFSM

Palabras clave:

Linguística do Texto, Ensino Básico, Produção Textual

Resumen

O presente artigo tem como compromisso principal registrar reflexões a partir de duas pesquisas de mestrado desenvolvidas ao longo de 2015 e vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O objetivo principal, comum às duas pesquisas, era investigar a validade da Linguística do Texto, do Sociointeracionismo e da Pesquisa-ação como suportes teórico-metodológicos para o ensino e a aprendizagem da produção textual no ensino básico, a partir de ações corresponsáveis entre professor-pesquisador e estudantes. O referencial teórico que subsidiou este artigo constitui-se com base em Beaugrande e Dressler (1981), Koch (1997, 1999, 2015), Fávero e Koch (2012), Marcuschi (2008), Vygotsky ([1930], 2007) e Thiollent (2011). As considerações finais dizem respeito às reflexões acerca da eficácia do arcabouço teórico para o ensino e a aprendizagem da produção de textos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BEAUGRANDE, R. de.; DRESSLER, W. Introduction to Text Linguistics. New York: Longman, 1981.
BURNS, A. Collaborative Action Research for english Language Teachers. Cambridge University Press, 1999.
CARR, W. .; KEMMIS, S.; Teoría Crítica de la Ensenanza: La Investigación/Acción en la formación del professorado. Barcelona: Marinez Roca S. A., 1988.
CUNHA, M. B da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet, 2001.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M. SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos da escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 81-108.
FÁVERO, L. L; KOCH, I. G. V. Linguística textual: introdução. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FRIEDRICH, J. Lev Vigotski: mediação, aprendizagem e desenvolvimento – uma leitura filosófica e epistemológica. Tradução Anna Rachel Machado e Eliane Gouvêa Lousada. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.
HARTMANN, P. Zum. Begriff des sprachlichen Zeichens Zertschnft furPhoneuc, Sprachwissenschaft und Kommunikationsforschung, v 21, p 205 22, 1968.
KEMMIS, S. e WILKINSON, M. Pesquisa-ação participativa e o estudo da prática. In: PEREIRA, J. E. D. e ZEICHNER, K. M. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
KOCH, I. G. V. Linguística Textual: retrospecto e perspectivas. Alfa, São Paulo, 1997, 41: 67-78
______. O desenvolvimento da Linguística Textual no Brasil. DELTA., v.15. pp167-182. nº especial, 1999.
______. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
KOCH, I. V.; BENTES, A. C. & CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2012.
KOCH, I. G. V. ELIAS, V. M. Ler e escrever estratégias de produção textual. 2. ed. 2. reimp. São Paulo: Contexto, 2014.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOLL, Luis C. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 79-91.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
VAL, M. da G. C. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
VYGOTSKY, L. [1930]. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José C. Neto, Luís S. Menna Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2019-08-22

Cómo citar

ARNEMANN, A. R. M.; SANTOS, P. dos; MOTTA, V. R. A. PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: A LINGUÍSTICA DO TEXTO, O SOCIOINTERACIONISMO E A PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 113–124, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1582. Acesso em: 21 nov. 2024.